Topo

Mesmo com elenco inchado, Fina Estampa recebe mais um ator

Nilson Xavier

04/01/2012 11h19

No capítulo de Fina Estampa do dia 3 de janeiro (terça-feira) vimos surgir uma nova personagem que vem para criar ainda mais conflitos na trama de Aguinaldo Silva. É Chiara (Helena Ranaldi), que entra na novela para melar a relação de Juan Guilherme (Carlos Casagrande) e Letícia (Tania Khalill).

Numa época em que a Globo pede que os elencos das novelas fiquem mais enxutos, Aguinaldo Silva é o único autor entre os que estão no ar que parece ignorar esta sugestão. Já são mais de 60 atores do elenco fixo, e mais de 25 no elenco de apoio – entre maridas de aluguel, cozinheiros e garçons de Renê, galera da praia e moradores da pensão de Zambeze.

A novela das sete, Aquele Beijo, tem pouco mais de 50 atores no elenco fixo, e A Vida da Gente, às seis, é ainda menor: pouco mais de 35. E o elenco de apoio dessas novelas é enxutíssimo se comparar com o apoio de Fina Estampa.

A questão é que – como se não bastasse um elenco fixo generoso – o elenco de apoio da novela de Aguinaldo Silva é mais do que apoio: eles aparecem em todos os capítulos. Mesmo que não saibamos os nomes daqueles personagens, eles  estão lá, na pensão da Zambeze, trabalhando para Renê, jogando vôlei na praia ou tendo aulas de marida de aluguel com Griselda. Mas, a maioria deles, sem função alguma em Fina Estampa a não ser rechear as tramas e cenas.

E foi assim também com as duas últimas novelas de Aguinaldo Silva, Senhora do Destino (2004/2005) e Duas Caras (2007/2008). Elencos inchados geralmente servem como coringa para o autor, que pode experimentar várias tramas ao longo da novela, de acordo com a aceitação do público.

E – pelo menos – os atores de Fina Estampa aparecem bastante, sejam os fixos ou de apoio. Aguinaldo Silva é um dos poucos autores que sempre dá uma vozinha para todos e distribui bem os personagens e tramas. É que existem aquelas novelas inchadas em que até mesmo atores do elenco fixo acabam fazendo o que chamamos de "figuração de luxo", ou seja: são creditados na abertura mas estão esquecidos dentro da novela.

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier