Topo

AQUELE BEIJO é espirituosa como seu autor, mas não empolga

Nilson Xavier

06/01/2012 07h30

Aquele Beijo já disse ao que veio. A novela tem duas tramas centrais: o quatrilho amoroso Rubinho-Cláudia-Vicente-Lucena, e o casal romântico Alberto-Sarita lutando contra as vilanias de Marushka, ex-mulher dele, a pedra no sapato dos dois. Existem ainda as tramas paralelas, muito bem desenvolvidas, onde impera o humor espirituoso, inteligente e com o costumeiro bom gosto do autor Miguel Falabella, que ainda nos brinda com uma narração sempre inspirada.

Mas falta um quê a Aquele Beijo que a torne uma novela empolgante, daquelas que fazem a gente correr à frente da TV às 19h30 para acompanhar todo dia. O quadrilátero amoroso tem um desenrolar morno demais, não empolga. A disputa pelo poder travada por Maruschka, acirrada pelo despeito amoroso, também não empolga. Isso tudo considerando as falas bonitas que o autor põe na boca de seus personagens.

O que segura a novela é a qualidade inegável do texto do autor, com tramas paralelas recheadas de personagens deliciosos – Mãe Iara e Joselito, as irmãs portuguesas, Sebastiáo e Raíssa, o núcleo da Shunel, Belezinha e Agenor, o núcleo das gordinhas, o salão de Ana Girafa, Marisol-Grace Kelly-Deusa, o orfanato,  enfim.

Até mesmo Negócio da China – a novela anterior do autor, criticada por ter sido a novela errada no horário errado – era mais empolgante. Aquele Beijo é legal! Mas faz sentir uma ponta de saudade de A Lua Me Disse e Salsa e Merengue.

Link de Aquele Beijo no site Teledramaturgia

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier