Topo

50 anos de carreira de Regina Duarte: relembre seus trabalhos na TV – Anos 2000 em diante

Nilson Xavier

11/02/2012 07h30

Com José de Abreu em "Desejos de Mulher"

Em 2002, Regina Duarte voltava à TV na pele da estilista Andréa Vargas de Desejos de Mulher, novela de Euclydes Marinho, com direção geral de Denis Carvalho e José Luiz Villamarim. Regina contracenou novamente com Glória Pires. Desta vez, elas eram irmãs, que, a princípio, se odiavam, o que prometia novamente um bom embate entre as atrizes. Mas a esperada dobradinha Regina-Glória não repetiu o sucesso de Vale Tudo, em que elas viveram mãe e filha. Desejos de Mulher capengou na audiência, e a relação de amor e ódio entre Júlia e Andréa acabou não acontecendo porque as irmãs tomaram rumos opostos. De antagonista, Júlia se tornou a mocinha da história. Regina Duarte, por sua vez, viveu uma Andréa Vargas muito sofrida. Além das diferenças com Júlia, descobria que não era filha legítima, foi traída pelo marido (José de Abreu) e por sua amiga Selma (Alessandra Negrini), descobriu o paradeiro da verdadeira mãe e que Selma era sua irmã e queria destruí-la. Por fim perdeu a memória e viu-se novamente com o ex-marido mau-caráter querendo aproveitar-se dela. Uma pena.

Em "Kubanacan"

Em 2003, Regina fez uma participação em Kubanacan, trama de Carlos Lombardi que teve a direção geral de Wolf Maya e Roberto Talma. A novela tinha uma estrutura episódica que permitiu a rápida participação de vários atores ao longo de sua história. Regina entrou para ser a mafiosa Maria Félix, uma mulher perigosa, suspeita de ser a mãe do protagonista Esteban (Marcos Pasquim), já que ela fora amante do pai dele (Werner Schünemann).

Com a menina Joana Mocarzel em "Páginas da Vida"

Depois das Helenas de História de Amor e Por Amor, Regina Duarte viveu sua terceira Helena de Manoel Carlos, em Páginas da Vida (2006-2007), novela com direção geral de Jayme Monjardim e Fabrício Mamberti. A médica Helena faz o parto da jovem Nanda (Fernanda Vasconcellos), que dá a luz a um casal de gêmeos. A moça não resiste e morre, mas Helena consegue salvar os bebês. No entanto, uma das crianças, portadora de Síndrome de Down, é rejeitada pela avó da moça, Marta (Lília Cabral). A médica decide adotar a criança, Clara (Joana Mocarzel) e faz da menina a razão de sua existência. O dilema de Helena no decorrer da trama era revelar ou não ao pai da criança – Léo (Thiago Rodrigues) – que a filha dele estava viva e era criada por ela. Enquanto isso, Helena era disputada por dois homens que brigavam pelo seu amor: Diogo (Marcos Paulo), uma paixão do passado, e Greg (José Mayer), o ex-marido. Vale destacar as ótimas cenas de Regina com a menina Joana Mocarzel, sua filha com Síndrome de Down na novela.

Com Ana Rosa em "Três Irmãs"

Sabe aquela personagem que não é a protagonista mas sabe o segredo da novela? Assim era "Waldete com W", vivida por Regina em Três Irmãs (2008-2009), trama de Antônio Calmon com direção geral de Denis Carvalho e José Luiz Villamarim. Regina ia viver Virgínia, a mãe das três irmãs do título, mas a atriz preferiu interpretar a governanta Waldete, alegando ser esta a primeira personagem do tipo em sua carreira (Virgínia ficou a cargo de Ana Rosa). Waldete tinha um quê de Mary Poppins, inclusive no figurino. O guarda-chuva de Waldete, foi sugestão de Regina. Apesar de a personagem da novela ser alto-astral, divertida e amiga de todos, Três Irmãs não fez sucesso.

Em "Araguaia"

Envelhecida e com uma peruca grisalha – foi assim que Regina Duarte apareceu em sua rápida participação no início da novela Araguaia (2010-2011), de Wálter Negrão, com direção geral de Marcos Schechtmann e Marcelo Travesso. Amada no passado pelo vilão Max Martinez (Lima Duarte) – a quem sempre rejeitou -, Antoninha era uma mulher de fibra, mas solitária. Tinha por volta de 70 anos e estava gravemente doente. A chegada de seu único filho, Fernando (Edson Celulari), e a sua morte, com a revelação de um segredo, deram início à trama da novela.

Com Sônia Braga no episódio "A Adúltera da Urca" da série "As Cariocas"

Na série As Cariocas, Regina fez uma participação especial no episódio A Adúltera da Urca, exibido em 23/11/2010, contracenando com Sônia Braga, Antônio Fagundes e Dalton Vigh. A série, baseada na obra de Sérgio Porto – o Stanislaw Ponte Preta -, tinha texto final de Euclydes Marinho e direção geral de Daniel Filho. A personagem de Regina no programa se chamava Malu, numa homenagem à emblemática atuação da atriz em Malu Mulher (1979-1980), seriado de Daniel Filho. Já o casal vivido por Sônia Braga e Antônio Fagundes em As Cariocas era Júlia e Cacá, numa alusão aos personagens deles na novela Dancin´s Days (1978), dirigida por Daniel. Malu, uma mulher liberada, era a melhor amiga de Júlia, uma mulher atraente, mas muito séria, que confiava cegamente na fidelidade do marido Cacá. Malu influencia Júlia para que ela seja mais livre e moderna.

Como Clô Hayalla em "O Astro"

Concluindo a obra televisiva de Regina Duarte, sua atuação na novela O Astro (2011), remake da famosa trama de Janete Clair, assinada por Alcides Nogueira e Geraldo Carneiro (com a colaboração de Tarcísio Lara Puiati e Vitor de Oliveira), dirigida por Mauro Mendonça Filho, Fred Mayrink, Allan Fiterman e Noa Bressane, com direção de núcleo de Roberto Talma. A interpretação que Regina deu à sua Clô Hayalla – vários tons acima, condizente com a proposta kitsch da novela -, fez o sucesso da personagem, marcada pelas caretas, olhares profundos, atitudes e gestos melodramáticos, figurino exagerado e penteado extravagante. Clô era uma mulher infeliz no casamento com o rico e prepotente Salomão Hayalla (Daniel Filho). Ela procurou carinho nos braços do jovem Felipe (Henri Castelli), um playboy de caráter duvidoso. O assassinato de Salomão mudou os rumos da história. Ao final, o ápice da trama policial com a revelação de que Clô era a principal assassina de Salomão.

Relembre a trajetória da atriz nos anos 60.

Relembre a trajetória da atriz nos anos 70.

Relembre a trajetória da atriz nos anos 80.

Relembre a trajetória da atriz nos anos 90.

Finalizo essa retrospectiva da carreira televisiva de Regina Duarte com a imagem abaixo (captada na Internet, autor desconhecido) que reproduz uma foto de Clô Hayalla imitando a capa do último álbum de Madonna. Sim, Regina também é diva pop!

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier