Topo

Relembre Whitney Houston em trilhas de novelas

Nilson Xavier

12/02/2012 10h22

A cantora norte-americana Whitney Houston morreu neste sábado (11/02/2012), aos 48 anos, segundo informações da agência de notícias Associated Press. De acordo com a polícia local, Houston foi encontrada morta em seu quarto, no hotel Beverly Hilton, em Beverly Hills. Whitney era filha da cantora gospel Cissy Houston, prima de Dionne Warwick e afilhada de Aretha Franklin.

Whitney Houston teve oito canções gravadas por ela em trilhas sonoras internacionais de novelas – todas baladas românticas, alguns de seus maiores sucessos.

Duas músicas de seu primeiro álbum foram parar em novelas, em 1985: Nobody loves me like you do, em que canta em dueto com Jermaine Jackson, entrou na trilha de Um Sonho a Mais – novela das sete horas, de autoria de Daniel Más. E Saving all my love for you fez parte da trilha de De Quina Pra Lua – novela das seis, de Alcides Nogueira.

Em 1986, um de seus maiores hits, Greatest love of all, foi tema da relação de amor de Naná (Fernanda Montenegro) e seus filhos adotivos na novela Cambalacho, de Silvio de Abreu. Esta música também embalou as cenas românticas entre os protagonistas Amanda (Susana Vieira) e Rogério (Cláudio Marzo).

Em 1988, a canção Didn´t we almost have it all, um grande sucesso popular, foi tema romântico de Jocasta (Vera Fischer) em Mandala, novela de Dias Gomes. No mesmo ano, outro sucesso da cantora, Where do broken hearts go? entrou para a trilha internacional da novela Vale Tudo, de Gilberto Braga.

Whitney emplacou mais um de seus sucessos na terceira novela consecutiva do horário nobre da Globo: em O Salvador da Pátria, de Lauro César Muniz, em 1989. A música era One moment in time, outro grande hit, que havia sido tema das Olimpíadas de Seul, no ano anterior. Na novela, foi tema da personagem de Susana Vieira – novamente.

Em 1991, a música All the man that I need fez parte da trilha da novela Lua Cheia de Amor, escrita por Ricardo Linhares, Ana Maria Moretzsohn e Maria Carmem Barbosa.

A última canção gravada por Whitney Houston ouvida em nossas novelas veio quase vinte anos depois, em 2010: I look to you, da trilha de Viver a Vida, trama de Manoel Carlos. Foi tema do casal romântico protagonista Luciana e Miguel (Alinne Moraes e Mateus Solano).

A minha música preferida entre as citadas é Where do broken hearts go?, talvez por causa da novela (Vale Tudo).

Qual a sua música preferida de Whitney Houston?

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier