Topo

"Avenida Brasil" inicia nova fase com recorde de audiência

Nilson Xavier

03/04/2012 06h30

Quem não assistiu ao sétimo capítulo de Avenida Brasil nesta segunda-feira (02/04), perdeu o melhor capítulo da novela até agora: o que deixou para trás a primeira fase da trama – com fotografia escura – e deu lugar à segunda fase – com mais luminosidade e colorido, novas músicas da trilha sonora e novos atores do elenco. Rita e Batata (Mel Maia e Bernardo Simões) estão agora crescidos, mas separados e com novos nomes: Nina e Jorginho – interpretados por Débora Falabella e Cauã Reymond.

A menina Mel Maia – que surpreendeu a todos pela sua graça e talento na primeira semana de Avenida Brasil – deixou a novela com uma linda cena de despedida com Batata, quando sai do lixão e parte para a Argentina com sua nova família. Vai deixar saudades.

O capítulo foi surpreendente, pelos rumos que os personagens tomaram, por algumas revelações que foram feitas e outras dúvidas que o autor semeou no público: Batata é filho legítimo de Carminha e Max (Adriana Esteves e Marcello Novaes) e havia sido abandonado no lixão pela mãe, aos cuidados de Lucinda (Vera Holtz). Mas, qual o segredo que une Lucinda a Carminha, que impede a fada madrinha do lixão de delatar as maldades da bruxa? Só os próximos capítulos dirão.

Carminha e Tufão (Murilo Benício) se casaram. Carminha deu a luz a Ágata, e não escondeu o desagrado por ter sido uma menina. Já vimos que Carminha humilha a filha, já crescida (Ana Karolina Lannes): "Filha, você já não é bonita!". A menina Rita foi adotada por uma rica família argentina e passou a ser chamada de Nina. Carminha voltou ao lixão para buscar Batata, mas não revelou a Tufão que ele era seu filho. Batata seguiu os passos – e os dribles – do pai adotivo, tornando-se um jogador de futebol, Jorginho.

Nina não esqueceu sua mágoa contra Carminha e planeja uma vingança contra a madrasta má. E o capítulo se encerrou com chave de ouro: Carminha promoveu um festão para celebrar o aniversário de casamento com Tufão – bem cafona, por sinal. Jorginho, bêbado, humilhou a mãe diante de todos os convidados. Uma sequência que lembrou as festas que Flora (Patrícia Pillar) dava em A Favorita.

O capítulo movimentou as redes sociais. Várias hashtags referentes à novela estiveram entre os TTs do Twitter (os assuntos mais comentados). E o capítulo foi o recordista de audiência – da novela, até agora, e o maior ibope do sétimo capítulo entre as novelas dos últimos cinco anos.

Audiência do sétimo capítulo:
Avenida Brasil: 40
Fina Estampa: 37
Insensato Coração: 33
Passione: 33
Viver a Vida: 39
Caminho das Índias: 31
A Favorita: 36
Duas Caras: 37
Paraíso Tropical: 39

Durante a primeira semana, a audiência de Avenida Brasil esteve abaixo da primeira semana de Fina Estampa, mas acima das novelas anteriores. Vamos aguardar os próximos capítulos para ver se a novela finalmente fisgou o telespectador, depois deste bombástico sétimo capítulo.

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier