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“Cheias de Charme” prova que a telenovela pode se reciclar

Nilson Xavier

20/05/2012 13h25

O lançamento na Internet do vídeo musical das domésticas da novela Cheias de Charme causou um verdadeiro frisson nas redes sociais. No início da semana, as "empreguetes" Rosário, Penha e Cida (Leandra Leal, Taís Araújo e Isabelle Drummond) gravaram o vídeo caseiro na mansão de Chayene (Cláudia Abreu), aproveitando que ela estava fora num show. Durante a semana, a novela fez suspense sobre o tal vídeo, que "vazou" no capítulo de sábado (19/05). O videoclipe das Empreguetes marca a grande virada na trama e dá início à ascensão do trio de domésticas no mundo da música.

O tão esperado capítulo, não por acaso, foi o de maior ibope que a novela já teve num sábado, dia em que a audiência da TV aberta é sempre menor. Na trama, a ótima e divertida Socorro (Titina Medeiros) – fã incondicional de Chayene – entrega um CD para a cantora assistir ao tal videoclipe que as empreguetes gravaram em sua casa. Chayene assiste a tudo horrorizada, enquanto o vídeo musical, já na rede, se espalha viralmente. A Globo disponibilizou o vídeo no momento exato em que o capítulo terminou. O link imediatamente foi divulgado pelas redes sociais e bastou um minuto para que o acesso ficasse sobrecarregado, impossibilitando a sua visualização – "baleiou" como se diz no jargão internético.

A música é tipo chiclete, gruda na cabeça, mas a letra é divertida e o vídeo, de caseiro não tem nada, pelo contrário, é uma produção de primeira, com uma edição bem trabalhada, apresentando as três atrizes muito à vontade. Com figurinos e cenários exagerados, coloridos e alegres, aproveitou-se todo o aparato cênico disponível na mansão de Chayene.

A televisão já entendeu que a Internet nunca vai substituí-la, pelo contrário, pode ser uma aliada poderosa. A maior prova disso é a infinidade de opções que os sites de novelas apresentam ao público como extensão da própria TV. Também o combo televisão + Internet, que mudou a maneira de se assistir TV, principalmente através das redes sociais, como o Twitter. E a identificação do telespectador internauta fica ainda maior quando a própria televisão reverencia a Internet.

A Teledramaturgia Brasileira, em 60 anos de história, sempre acompanhou a evolução da sociedade. Em minha opinião, este é o principal motivo pelo qual o formato nunca tenha se extinguido. Tem ainda muito fôlego para tudo que possa vir, basta se reciclar sempre. Cheias de Charme é o maior exemplo disso.

Assista ao vídeo AQUI.
Letra da música Vida de Empreguete: "Globo divulga videoclipe caseiro das empreguetes de Cheias de Charme"

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

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