Topo

“Avenida Brasil” faz sucesso também nas redes sociais

Nilson Xavier

10/06/2012 12h30

Avenida Brasil é o sucesso do momento na televisão brasileira: é o programa de maior audiência na TV aberta. Na última semana, a novela bateu novamente seu recorde no Ibope e por mais de um dia chegou fácil aos 40 pontos. Mérito do autor, João Emanuel Carneiro, e de toda a equipe da novela.

Pontuada por reviravoltas e ganchos surpreendentes, a trama apresenta uma narrativa ágil, mesclando humor com drama na medida certa. Seu apelo popular foi pensado para agradar a todas as classes. E o elenco e direção estão afinadíssimos, proporcionando grandes momentos para o público.

E toda essa repercussão pode ser medida através das redes sociais. No Twitter, por exemplo, Avenida Brasil causa uma verdadeira catarse coletiva. Milhares (ou milhões) de tuiteiros se reúnem toda noite a partir das 21 horas para assistir a trama de João Emanuel Carneiro e comentar tudo o que rola na novela, desde os acontecimentos da história até os figurinos dos personagens. E melhor: com muito bom humor. É o #AvenidaBrasilTeam – como se denomina o grupo que se junta para tuitar acompanhando a novela. Algo semelhante aconteceu há um ano, quando da reprise de Vale Tudo no Canal Viva.

Não por acaso, diariamente várias hashtags (palavras-chave) envolvendo Avenida Brasil vão parar nos TT´s (Trending Topics, os assuntos mais comentados do Twitter). Aos primeiros acordes do tema de abertura, uma enxurrada de oi-oi-oi´s invade a timeline (foto ao lado). Muitos perfis aderiram aos avatares "congelados no cinza", ou seja, fotos que reproduzem o efeito do final do capitulo da novela. Tudo isso representa muito bem a identificação que público tem com a trama. E o mais curioso é que a novela anterior no horário, Fina Estampa, que tinha uma média de audiência um pouco maior que a de Avenida Brasil, não causou esse frisson todo nas redes sociais.

Já se sabe que o Twitter é um ótimo parâmetro para se medir a receptividade do público. Não apenas elogios são apontados no microblog, mas também pontos negativos e o que não está agradando. E isso vale não só par as novelas, mas para qualquer programa de televisão. As redes sociais mudaram a forma de assistir TV, deixaram-na mais divertida. Agora só faltam ferramentas para medir também a audiência através dessa receptividade na Internet.

Saiba como fazer para deixar uma foto com o efeito "congelado no cinza" (do final dos capítulos de AvenidaBrasil) usando o Photoshop. AQUI

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier