Topo

“Avenida Brasil” é citada em “Guerra dos Sexos”

Nilson Xavier

30/01/2013 21h04

Tony Ramos como Otávio em "Guerra dos Sexos" (Foto: TV Globo)

O capítulo desta quarta-feira (30/01) de "Guerra dos Sexos" exibiu uma sequência inusitada. Otávio, o personagem de Tony Ramos, conversou ao telefone com um amigo que ele chamou de JOÃO EMANUEL, e pediu a ele a indicação de um detetive. O detetive indicado chamava-se LELECO, que iria investigar os passos do personagem ZENON – em "Guerra dos Sexos", interpretado por Thiago Rodrigues.

Foi uma clara alusão à novela "Avenida Brasil", escrita por JOÃO EMANUEL Carneiro, que tinha o personagem LELECO, vivido por Marcos Caruso, e, inclusive, um detetive chamado ZENON (Mário Hermeto). Silvio de Abreu e João Emanuel já trabalharam juntos: Silvio foi supervisor de texto da novela "Da Cor do Pecado", escrita por João Emanuel Carneiro em 2004.

Silvio de Abreu já fez referências a outras novelas dentro de "Guerra dos Sexos", inclusive a "Salve Jorge", de Glória Perez. Na versão original, de 1983, várias novelas foram citadas, como a contemporânea "Louco Amor", a novela das 8 da época (que Silvio voltou a citar neste remake), e  as estreias de "Eu Prometo" e "Champagne" – novelas que começaram enquanto "Guerra dos Sexos" estava no ar. Também pudera, a novela das sete tem uma personagem que é noveleira de carteirinha: Nieta (Yara Amaral em 1983 / Drica Moraes atualmente) – várias dessas citações vêm da boca da personagem.

Citar novelas dos colegas é uma prática recorrente de Silvio de Abreu. Além de "Guerra Dos Sexos", o autor fez o mesmo com muita propriedade em "Sassaricando", em 1987-1988. Os colegas novelistas que ele mais citou em sua obra foram os amigos Cassiano Gabus Mendes e Gilberto Braga.

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier