Topo

"Cobras e Lagartos" é a próxima reprise do "Vale a Pena Ver de Novo"

Nilson Xavier

06/06/2013 23h01

Taís Araújo e Lázaro Ramos como Ellen e Foguinho em "Cobras e Lagartos" (Foto: Divulgação/TV Globo)

A Globo finalmente conseguiu a liberação da novela "Cobras e Lagartos" para reprisar no "Vale as Pena Ver de Novo", com classificação indicativa de 10 anos. Talvez alguns cortes sejam feitos, já que se alegava que a novela continha muitas cenas de violência.

"Cobras e Lagartos" foi ao ar originalmente entre abril e novembro de 2006. Escrita por João Emanuel Carneiro (de "Avenida Brasil"), teve a direção geral de Wolf Maya. A novela fez sucesso e era uma das mais pedidas para reprisar na faixa vespertina da Globo.

Narra a história de Omar Pasquim (Francisco Cuoco), dono da Luxus, uma loja de departamentos de alto luxo. Ele está com os dias contados e quer saber qual de seus herdeiros merece sua fortuna. Entre tantos interesseiros, estão as sobrinhas Bel (Mariana Ximenes), alheia à fortuna do tio, e a sórdida Leona (Carolina Dieckmann). A fortuna de Omar vai parar por engano nas mãos de Daniel Miranda, conhecido como Foguinho (Lázaro Ramos), confundido com outro Daniel Miranda, o Duda (Daniel Oliveira), namorado de Bel. Foguinho é apaixonado pela carreirista Ellen (Taís Araújo), que passa a travar uma verdadeira batalha contra Leona pelo poder dentro da Luxus. No elenco também Marília Pêra (Milu Montini), Herson Capri (Otaviano), Henri Castelli (Estevão), Carmo Dalla Vecchia (Luciano/Martim), Cléo Pires (Letícia), e outros.

Os destaques no elenco foram Marília Pêra, que viveu a hilariante e irreverente perua falida Milú Montini, e Lázaro Ramos, estreando em novelas, na pele do carismático e empolgante Foguinho, que conquistou todo o público. Lázaro foi indicado ao Emmy (prêmio norte-americano, o "Óscar da televisão") como melhor ator por sua interpretação na novela.

Uma curiosidade: o cineasta Walter Salles acusou o autor da novela de plagiar o roteiro de seu filme "Linha de Passe". No filme, um motoboy tem uma namorada apaixonada por música clássica que toca flauta transversa. Na novela, Duda (Daniel Oliveira) seria um motoboy que toca flauta transversa, ou seja, fundiria características de dois personagens do filme. Além disso, o motoboy de "Cobras e Lagartos" se apaixona por uma violoncelista, assim como no filme.

"Cobras e Lagartos" volta a partir de 5 de agosto, no "Vale a Pena Ver de Novo", substituindo "O Profeta".

Saiba mais sobre "Cobras e Lagartos" no site Teledramaturgia.

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier