Topo

A Globo foi do céu ao inferno com “Pé na Cova” e “O Dentista Mascarado”

Nilson Xavier

21/06/2013 12h23

Eliana Rocha e Miguel Falabella em cena do episódio musical de "Pé na Cova" (Foto: Divulgação/TV Globo)

A Globo encerra essa semana as temporadas de dois seriados humorísticos que estrearam em 2013: "Pé na Cova", de Miguel Falabella (exibido às quintas-feiras), e "O Dentista Mascarado", da dupla Alexandre Machado e Fernanda Young (exibido às sextas). O primeiro vai ter continuidade, com uma segunda temporada. O segundo, não. E não é por acaso. A Globo, com toda sua experiência e excelência na produção dramatúrgica para televisão, tem nesses exemplos dois extremos. E nem vou falar em números de Ibope.

"Pé na Cova" encerrou a primeira temporada com um episódio musical, à la Glee, repleto de referências a famosos musicais americanos – outra especialidade de Falabella. "Pé na Cova" foi um dos melhores programas que já vi na televisão aberta brasileira. E, desconfio, não estar exagerando. Misturar humor, emoção e crítica social com propriedade não é pouca coisa. Texto, elenco e direção afiados. Merece a compra do DVD (quando sair) e a segunda temporada.

Em contrapartida, "O Dentista Mascarado" encerra sua trajetória na televisão com saldo negativo. Alexandre Machado e Fernanda Youngque também escreveram outra série que considero uma das melhores de todos os tempos, "Os Normais" – não conseguiram aqui o imprescindível em uma série cômica: fazer rir. Pelo menos este era o único objetivo de "O Dentista Mascarado".

Marcelo Adnet e Taís Araújo em "O Dentista Mascarado" (Foto: Divulgação/TV Globo)

Marcelo Adnet não foi feliz em sua volta "triunfal" à Globo (ele já havia atuado em novelas quando não era famoso). Não é culpa do ator. A sensação que tive desde o início foi a de que qualquer outro poderia ter interpretado o Dr. Paladino. Pensei em Selton Mello, Vladimir Brichta, Wagner Moura, Lázaro Ramos. Acho que se criou uma expectativa muito grande sobre a "estreia" (que não era estreia) de Adnet na Globo e não lhe deram um papel feito especialmente para ele, mas um seriado em que foi encaixado. Desejo sucesso a Adnet agora no "Fantástico" e que Alexandre e Fernanda nos façam realmente rir na próxima vez.

Um adendo sobre "Pé na Cova":
Lamento que a personagem Bá não tenha retornado. Em 10/03, a atriz Niana Machado foi submetida a uma cirurgia no cérebro. A última notícia que encontrei sobre Niana é antiga, data de 15/03 e dá conta de que ela estava ainda internada e se recuperando.

Bá tinha sua graça em seu catatonismo.

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier