Topo

Tramas de humor em “Geração Brasil” disfarçam história central insuficiente

Nilson Xavier

27/07/2014 12h23

Murilo Benício como o sisudo Jonas Marra (Foto: Divulgação/TV Globo)

Murilo Benício como o sisudo Jonas Marra (Foto: Divulgação/TV Globo)

"Geração Brasil" (a novela das sete da Globo), entrou num desestimulante círculo vicioso: o das historinhas que "enchem linguiça" para disfarçar uma trama central que não sai do lugar. As tramas paralelas são apresentadas como esquetes, dignos de programas de humor. Uma barriga que vai revelando que não sobrou muito da história principal da novela.

Após todo o auê em cima do reality-show "Concurso Geração Brasil", Jonas Marra (Murilo Benício) encontrou seu sucessor – dois, no caso, Davi e Manuela (Humberto Carrão e Chandelly Braz). E agora, o que sobrou da trama central? Restaram os desencontros amorosos entre o quadrilátero Jonas, Pamela, Herval e Verônica (Benício, Cláudia Abreu, Ricardo Tozzi e Taís Araújo), e algum mistério envolvendo o passado de Jonas e Sandra (Susana Ribeiro).

Enquanto isso, as "traminhas" paralelas vão empurrando a novela: novos reality-shows da Parker TV, Megan (Isabelle Drummond) tentando embolar o romance entre Davi e Manuela, o varejão do Barata (Leandro Hassum), as sandices de Brian Benson (Lázaro Ramos), os arranca-rabos entre Gláucia Beatriz (Renata Sorrah) e Marisa (Titina Medeiros), a (chata) relação entre Shin Soo (Rodrigo Pandolfo) e Lara (Elisa Pinheiro), etc.

O excesso de tecnologia – sim! – também incomoda. "Geração Brasil", que prometia agradar a todos, revelou-se uma "novela de nicho", já que continua centrada demais na tecnologia e no universo corporativo. O foco no ambiente de trabalho na Marra Brasil passa aquela (ruim) sensação de que saímos do trabalho e, ao chegar em casa, continuamos nele através da novela das sete. E, para piorar, o protagonista Jonas Marra (Murilo Benício) é frio e sisudo, e lembra aquele chefe chato.

Existe o respiro cômico através das tramas paralelas. Mas esses núcleos, desconexos da trama central, não garantem a fidelidade do público, porque parecem jogados dentro da novela, apresentados como esquetes de programa de humor – como citei acima – que vão variando a cada dia ou semana.

"Geração Brasil", que prometia uma reviravolta após a Copa, decepcionou. É como se sua história já tivesse se esgotado e não restasse mais tanto para contar. Poderia terminar na próxima sexta-feira sem alarde e sem muito mais a revelar.

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier