Topo

Pró-TV lança livro sobre a “memória televisiva através do canal Viva"

Nilson Xavier

31/07/2014 12h00

convite_memoria_televisiva

Acontece em São Paulo, neste sábado (02/08), o lançamento do livro "A Memória Televisiva como Produto Cultural: um estudo de caso das telenovelas do canal Viva", escrito por Julio Cesar Fernandes. A obra, fruto de um trabalho acadêmico, tem prefácio de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, que comandou a TV Globo por décadas. O lançamento é da Pró-TV – Associação dos Pioneiros da TV em parceria com a Editora In House, .

Julio Cesar Fernandes é graduado em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV e tem experiência em produção e roteiro em rádio e televisão. Desde 2009, atua na TV Globo, atualmente no cargo de coordenador de operações de Jornalismo. Em 2013, obteve o título de mestre em Comunicação, com ênfase em memória televisiva, pela Universidade Metodista de São Paulo. O livro é uma adaptação de sua dissertação, aprovada com nota máxima.

O trabalho se propõe a estudar a memória televisiva como parte da memória social e coletiva. O objetivo geral da pesquisa é analisar a memória televisiva recuperada e construída pelo canal Viva (canal por assinatura pertencente ao grupo Globosat), por meio das telenovelas antigas da Globo nele exibidas, verificando, assim, suas características como produto cultural. Além de entender o lugar dessa memória televisiva na trama das mediações culturais e das interações sociais.

capa_memoria_televisivaA pesquisa desenvolve um estudo de caso dividido em três etapas: pesquisa documental, entrevistas guiadas (realizadas com profissionais da equipe do Viva) e entrevistas com telespectadores do canal, que relataram suas experiências a respeito de hábitos de televisão, telenovelas e o canal Viva. Além disso, a pesquisa traz uma retrospectiva histórica da TV e a da telenovela brasileira, assim como uma análise da trajetória do Viva. O livro sugere uma reflexão sobre a memória televisiva e a importância para a sociedade da sua preservação, não somente como fim mercadológico, mas também como um elemento ativo na produção cultural.

A Pró-TV – Associação dos Pioneiros da TV lançou seu próprio selo de linha editorial, a Coleção Pró-TV, em parceria com a Editora In House. Os livros têm parte de suas rendas revertidas aos trabalhos da associação, para sua manutenção e auxílio na criação do futuro Museu da Televisão Brasileira. A coleção lança trabalhos sobre as emissoras, vida dos artistas e histórias relevantes sobre a memória da comunicação brasileira. Este livro é o terceiro desta coleção e inaugura a série "Acadêmica", que transforma estudos universitários em obras literárias voltadas à comunicação e artes.

Acadêmicos sobre a obra:

"A importância da telenovela na sociedade brasileira já foi apontada por pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Entretanto, a memória televisiva como produto cultural não havia sido ainda pesquisada. (…) Julio Cesar Fernandes sinaliza a importância da preservação da memória televisiva brasileira, como uma forma de se compreender não só a memória social como também a memória coletiva."
Profa. Dra. Anamaria Fadul – Intercom/Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares de Comunicação

"Usamos as mídias como veículos de memória, talvez nunca tanto como agora. Por isso, mais que uma modalidade de memória coletiva, a memória televisiva vem ocupando uma posição central na memória coletiva do país. E especificamente, dentro dessa mídia, a telenovela se destaca como criadora de um repertório compartilhado e um lugar onde representações e imaginários sobre o modo de vida de uma época são depositados podendo depois ser reapropriados pelas pessoas. Por isso, a telenovela é lugar de memoria e documento de época, arquivo e identidade. Impressiona a capacidade dessa narrativa em conectar dimensões temporais diversas e em criar uma "memória midiática" dentro da nação. Por isso, estudar as relações entre telenovela e memória, como faz o presente trabalho, é contribuir para uma dimensão vital de ambos os estudos, da televisãoe da memória."
Profa. Dra. Maria Immacolata Vassallo de Lopes – ECA-USP

Título: "A memória televisiva como produto cultural: um estudo de caso das telenovelas no Canal Viva", Julio Cesar Fernandes (Coleção Pró-TV: Acadêmica, Editora In House)

Tarde de autógrafos neste sábado, 02 de agosto de 2014, às 15 horas, no MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo.

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier