Topo

Relembre as megeras de Joana Fomm que marcaram sua carreira na TV

Nilson Xavier

11/11/2014 17h57

Joana Fomm em

Joana Fomm em "Boogie Oogie" (Foto: Divulgação/TV Globo)

The bitch is back! (*)

A megera está de volta. Longe das novelas há oito anos (a última foi "Bang Bang", em 2005-2006), a atriz Joana Fomm retornou aos folhetins vivendo novamente uma megera, o tipo que a consagrou na televisão. Em "Boogie Oogie", a trama das seis da Globo, ela interpreta a intragável Odete – não por acaso, este é o nome de uma das maiores vilãs da Teledramaturgia nacional: a Roitman, vivida por Beatriz Segall em "Vale Tudo" (1988).

E que falta estava fazendo La Fomm em nossa telinha! Ela até foi vista nos últimos anos em pequenas participações – nas séries "As Cariocas", em 2010, e, mais recentemente, em "As Canalhas". O tom de voz, o olhar, o gestual, ainda são os mesmos de trabalhos na televisão que marcaram gerações. Até o mês passado, Joana Fomm era vista na reprise de "Dancin´ Days", no Viva, como a interesseira Yolanda Pratini, papel que a tornou famosa em todo o país, em 1978.

Tudo bem que Joana já viveu mulheres boazinhas. Quem não lembra da mãezona Carmem Maura em "Vamp" (1991-1992), ou a simplória Rita de "Porto dos Milagres" (2001)?! Mas é que foram tantas personagens amargas, carreiristas, desaforadas, invejosas, mal amadas e arrogantes que não dá pra desassociar de sua carreira na TV. Vamos contar?

Em Dancin´Days, Corpo a Corpo, Bambolê, Tieta, Fera Ferida, As Pupilas do Sr.Reitor, Razão de Viver e Esplendor (Foto: Reprodução)

Em Dancin´Days, Corpo a Corpo, Bambolê, Tieta, Fera Ferida, As Pupilas do Sr.Reitor, Razão de Viver e Esplendor (Foto: Reprodução)

– Yolanda Pratini em "Dancin´ Days" (1978);
– Natália em "Elas por Elas" (1982);
– Lúcia Gouveia em "Corpo a Corpo" (1984-1985);
– Fausta em "Bambolê" (1987-1988);
– Perpétua em "Tieta" (1989-1990);
– Salustiana Maria em "Fera Ferida" (1993-1994);
– Eugênia Carlota em "As Pupilas do Senhor Reitor" (1995);
– Yara em "Razão de Viver" (1996);
– Olga Norman em "Esplendor" (2000).

Outro destaque na carreira da atriz foi Perpétua em "Tieta", na qual Joana explorou a comédia, pesando na caricatura da bruxa e nos trejeitos exagerados. Impossível não lembrar da dobradinha com Betty Faria (a Tieta, irmã de Perpétua) quando vemos Joana Fomm contracenando com Betty em "Boogie Oogie".

(*) "The Bitch is Back" é o título de uma música gravada por Elton John na década de 1970.

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier