Topo

Novela "Pedra Sobre Pedra", de Aguinaldo Silva, é a próxima reprise do Viva

Nilson Xavier

13/11/2014 16h35

Maurício Mattar, Renata Sorrah e Lima Duarte em

Maurício Mattar, Renata Sorrah e Lima Duarte em "Pedra Sobre Pedra" (Foto: Divulgação/TV Globo)

O canal Viva bateu o martelo e já tem o título de sua próxima novela a ser reprisada: é "Pedra Sobre Pedra", que entra no lugar de "A Viagem", em janeiro. Escrita por Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares, com direção de Paulo Ubiratan, Gonzaga Blota, Luiz Fernando Carvalho e Carlos Magalhães, o folhetim foi originalmente exibido entre janeiro e julho de 1992, e teve uma reprise no "Vale a Pena Ver de Novo" em 1995.

"Pedra Sobre Pedra" foi uma coprodução com a RTP Portuguesa, que financiou 20% da novela. Algumas cenas foram gravadas em Lisboa, e dois atores portugueses vieram especialmente para o Brasil para fazer parte do elenco: Carlos Daniel e Suzana Borges.

A trama conta a história de duas famílias rivais em disputas políticas na fictícia cidade de Resplendor, na Chapada Diamantina: os Pontes, liderados por Murilo (Lima Duarte), e os Batistas, da qual se sobressai a figura de Pilar (Renata Sorrah). Amantes no passado, o amor dos dois se transformou em ódio. A aproximação dos filhos das duas famílias – Leonardo (Maurício Mattar), filho de Murilo, e Marina (Adriana Esteves), filha de Pilar – põe ainda mais lenha nesta fogueira.

Outras tramas se sobressaíram, como as artimanhas do vilão Cândido Alegria (Armando Bógus), a disputada flor do "retratista" Jorge Tadeu (Fábio Jr.), que enlouquecia de desejo as mulheres solteiras e casadas de Resplendor, e o dia a dia de um acampamento cigano liderado por Yago (Humberto Martins) e sua irmã Vida (Luiza Tomé).

No elenco, também Eva Wilma, Eloósa Mafalda, Andréa Beltrão, Arlete Salles, Nelson Xavier, Paulo Betti, Carla Marins, Pedro Paulo Rangel, Tânia Alves, Lília Cabral, Osmar Prado, Marco Nanini, Elizângela, Cecil Thiré, Nívea Maria, Isadora Ribeiro, Míriam Pires, Selton Mello e outros.

Saiba mais sobre "Pedra Sobre Pedra" no Teledramaturgia.

Curtiu a escolha do Viva? COMENTE!

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier