Topo

Muito sincera, Laila é a personagem mais racional de “Sete Vidas”

Nilson Xavier

03/07/2015 10h37

Maria Eduarda Carvalho, a Laila de

Maria Eduarda Carvalho, a Laila de "Sete Vidas" (Foto: Reprodução)

Já prestou atenção na personagem Laila da novela "Sete Vidas" – muito bem interpretada pela atriz Maria Eduarda Carvalho?! Laila é o ponto fora da curva na trama de Lícia Manzo. É a que destoa em meio a uma galeria de tipos sofridos, porém cordatos, educados, que não dão barraco ou vexame, que não levantam a voz nem mesmo em situações extremas, que engolem sapos, que escondem seus anseios e desejos.

Rodeada por um mundo de desencontros entre pessoas muito educadas, Laila é a ovelha negra, que fala o que pensa à hora que quer. Sem papas na língua, peita todo mundo, joga verdades na cara, expõe as mazelas e fraquezas dos demais sem medir palavras. Várias foram as situações em que ela criou saias justas sem pensar nas consequências. É a única personagem v1d4 l0k4 da novela.

Direta, franca e super sincera, ela fala o que todo mundo percebe, mas não tem coragem de expor. Laila é a "cota catarse" de "Sete Vidas". É a personagem que se destaca em meio a uma trama que prima o diálogo, que parte da premissa de que tudo se resolve com uma boa conversa civilizada (entenda DR, "discussão de relação").

eribertoMas Laila também funciona como um coringa nas mãos da autora Lícia Manzo. Como vimos no capítulo desta quinta-feira (02/07). Todos – principalmente o público – sempre estranharam a relação, no mínimo inusitada, entre a megera Marta (Gisele Fróes) e o "sensível" Eriberto (Fábio Herford, foto ao lado). Um casal por demais incomum, mas muito rico, dramaturgicamente falando, que poderia render (e até rendeu) bastante.

Entretanto, o casamento que tinha tudo para dar errado (e deu!) só foi cair na conta de Eriberto faltando uma semana para o término da novela. O que estava claro para todos, só ficou visível para ele com a mãozinha providencial de Laila. Numa cena divertida, após beber um pouco além da conta, ela arranca Eriberto do armário chique em que ele se encontrava.

Eriberto é um personagem interessante e tem a torcida pela sua amizade com o dentista Renan (Fernando Eiras) #Erinan, eu shippo! – como se fala nas redes sociais. E a autora usou Laila para o desfecho do personagem, a partir dessa luzinha que ela acendeu na cabeça dele. Tomara que nesta última semana, sobre bons desdobramentos para o fim da trama de Eriberto. Ainda que tenha soado precipitado fazer uso de Laila como a voz da razão de um personagem tão bom.

É isso! Laila é a voz dissonante da razão em "Sete Vidas", diante de tantos personagens movidos por uma comedida emoção. E já foi assim com o papel da atriz na novela anterior de Lícia Manzo: a Nanda de "A Vida da Gente" (2011-2012) divide muitas semelhanças com a Laila de "Sete Vidas". Personagens coringa da autora e atriz idem.

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier