Topo

"Laços de Família" é a próxima reprise do canal Viva

Nilson Xavier

03/08/2015 10h04

Tony Ramos e Vera Fischer (Fotos: Divulgação/TV Globo)

Tony Ramos e Vera Fischer (Fotos: Divulgação/TV Globo)

O canal por assinatura Viva já tem a novela substituta para "Fera Ferida" na faixa da meia-noite: será "Laços de Família", um dos maiores sucessos da dramaturgia TV Globo. A novela – escrita por Manoel Carlos, com direção de núcleo de Ricardo Waddington – foi originalmente exibida entre junho de 2000 e fevereiro de 2001, com uma reprise no "Vale a Pena Ver de Novo" em 2005. É a mais recente de todas as novelas já reprisadas pelo Viva. E a quarta de Manoel Carlos no canal (já foram ao ar "Por Amor", "Felicidade" e "História de Amor").

A novela tem uma das sequências mais emblemáticas de nossa TV: a cena (exibida em 11/12/2000) em que a personagem Camila (Carolina Dieckmann) tem sua cabeça raspada por conta do tratamento de leucemia, ao som de "Love By Grace", cantada por Lara Fabian.

lacosdefamilia_divulgacao24Na trama, Helena (Vera Fischer) é uma mãe que abre mão de sua felicidade em favor da filha Camila, duas vezes. Primeiro ela entrega de bandeja à garota o namorado Edu (Reynaldo Gianecchini) – as duas disputavam o rapaz. Depois ela engravida do pai de Camila, Pedro (José Mayer), com quem não falava há anos e que a garota nem conhecia – para que o filho que nascer possa ser o doador de medula para a doença de Camila. Mas, para isso, Helena teve que abdicar pela segunda vez de um amor: Miguel (Tony Ramos), com quem estava tendo uma relação estável.

"Laços de Família" foi a novela de estreia de Reynaldo Gianecchini e Juliana Paes. E a novela em que Deborah Secco e Giovanna Antonelli tiveram seus primeiros papeis de grande destaque na TV. Deborah Secco viveu a mimada Íris, meia-irmã de Helena, apaixonada por Pedro e que vivia brigando com Camila. E Giovanna Antonelli era a "prostituta de família" Capitu, mãe solteira, de classe média, que se prostituía escondida da família para sustentar o filho pequeno.

No elenco, também Marieta Severo, Alexandre Borges, Luigi Bariccelli, Regiane Alves, Helena Ranaldi, Soraya Ravenle, Zé Victor Castiel, Leonardo Villar, Walderez de Barros, Júlia Feldes, Flávio Silvino e outros.

"Laços de Família" volta no Viva em janeiro, à meia-noite (com reprise no dia seguinte, às 13h30).

Saiba mais sobre "Laços de Família" AQUI.

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier