Topo

Inspirado, Falabella fez o público rir da melancolia com "Pé na Cova"

Nilson Xavier

08/04/2016 12h02

Miguel Falabella e Marília Pêra (Foto: Globo/Renato Rocha Miranda)

Miguel Falabella e Marília Pêra (Foto: Globo/Renato Rocha Miranda)

Miguel Falabella encerra mais um excelente trabalho. "Pé na Cova" (que terminou nesta quinta, 07/04) pode ser considerado o seu melhor na televisão. Uma comédia melancólica repleta de referências pops e eruditas, ainda que usadas com deboche – "Quem disse isso? Cheics-Pír?". Elenco afinado, personagens emblemáticos, complexos, bem delineados, insanos, humanos. Um tributo à diversidade, de tipos, de vidas, de propostas.

Pesa sobre esse episódio a derradeira participação de Marília Pêra na televisão. "A gente nunca sabe quando vai poder ver as coisas outra vez", foi a última fala da atriz. Mesmo combalida, a diva nunca deixou de fazer sua Darlene brilhar, nas tiradas espirituosas (e até sábias) e no olhar atento sobre a vida – mesmo quando acompanhados de um trago de gim. O adeus foi embalado pela canção pop-romântica "Goodbye", gravada pela dupla Air Supply. There´s nothing left to say.

A graça extraída da melancolia foi o cerne do programa. Ruço terminou sua trajetória chorando. Um paradoxo para uma atração que se pretendia fazer rir. Inclusive da morte, como bem sugere o título. "Cheics-Pír", tantas vezes citado pelos personagens, inspirou o último episódio: o que resta é o silêncio. There's no other way than to say goodbye.

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier