Topo

Relembre as músicas de Cauby Peixoto em trilhas de novelas

Nilson Xavier

16/05/2016 11h47

Foto: divulgação

Foto: divulgação

A música popular brasileira perde mais um de seus grandes intérpretes. Neste domingo, 15/05, faleceu, aos 85 anos, Cauby Peixoto. Leia mais sobre sua morte AQUI.

Natural de Niterói (RJ), Cauby nasceu em 10 de fevereiro de 1931. Foi uma das vozes masculinas mais representativas da era de ouro do rádio brasileiro, na década de 1950. Com o samba-canção "Conceição", gravado em 1956, tonou-se uma estrela nacional, do tipo idolatrada por fãs enlouquecidas. Na década de 1960, flertou com o rock e chegou a tentar carreira nos Estados Unidos.

Em 1980 – após um período pouco representativo em sua carreira, na década de 1970 -, Cauby fez um enorme sucesso com o disco "Cauby! Cauby!", lançado pela Som Livre (selo da TV Globo), com músicas de Caetano Veloso, Tom Jobim, Roberto e Erasmo Carlos – em particular com "Bastidores" (Cantei! Cantei! Como é cruel cantar assim!), de Chico Buarque, outro grande sucesso de sua carreira.

Foi a partir daí que Cauby Peixoto passou a figurar nas trilhas sonoras de novelas da Globo. Contei 15 músicas, entre versões, regravações e duetos com outros cantores – em especial, sua parceira maior, Ângela Maria. Curiosamente, seus dois maiores sucessos, "Conceição" e "Bastidores", nunca embalaram cenas ou personagens de novelas. Confira!

cauby_trilhas

– "Gosto de Maçã" – "Cabocla", 1979
– "Gira… Gira" ("Yira… Yira") – "Olhai os Lírios do Campo", 1980
– "Loucura" – "Baila Comigo", 1981, tema de Mauro (Otávio Augusto) e Paula (Susana Vieira)
– "Serenata" – "Ciranda de Pedra", 1981, tema de Laura (Eva Wilma) e Daniel (Armando Bógus)
– "Ousadia" – "O Homem Proibido", 1982, tema de Paulo (David Cardoso)
– "Então Tá" – "Sétimo Sentido", 1982
– "Exemplo", dueto com Ângela Maria – "Final Feliz", 1982-1983
– "Amparito Amor" – "Roque Santeiro", 1985-1986, tema de Amparito Hernandez (Nélia Paula)
– "Brigas", dueto com Altemar Dutra – "Deus Nos Acuda", 1992-1993, tema de Félix (Ary Fontoura) e Gilda (Louise Cardoso)
– "Alguém que Olhe por Mim" ("Someone to Watch Over Me"), dueto com Gal Costa – "A Próxima Vítima", 1995, tema de Sidney (Norton Nascimento)
– "Blue Gardenia" – "Esplendor", 2000
– "Onde Anda Você", dueto com Ângela Maria – "Mulheres Apaixonadas", 2003, tema de Silvia (Natália do Valle) e Caetano (Paulo Coronato)
– "É Tão Sublime o Amor" – "O Profeta", 2006-2007, tema de Alceu (Nuno Leal Maia) e Míriam (Juliana Baroni)
– "Recuerdos de Ypacaraí", dueto com Ângela Maria – minissérie "Amazônia, de Galvez a Chico Mendes", 2007
– "Contigo Aprendi", dueto com Ângela Maria – "Passione", 2010, tema de Olavo (Francisco Cuoco) e Clô (Irene Ravache)

Siga no TwitterFacebookInstagram

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier