Topo

Aguinaldo lembra carreira de repórter policial e questiona violência na TV

Nilson Xavier

11/07/2016 18h18

Foi por causa de sua carreira de repórter policial, escrevendo textos sobre casos policiais em um jornal no Rio de Janeiro, que Aguinaldo Silva foi parar na televisão. Em 1979, Daniel Filho o chamou para fazer parte da equipe de roteiristas da série "Plantão de Polícia". Aguinaldo nunca mais voltou às redações dos jornais.

Hoje novelista de sucesso, Aguinaldo Silva juntou suas memórias do tempo em que era repórter no livro "Turno da Noite" e analisa nessa entrevista: "Não tem como transformar a violência atual em ficção". Na conversa, ele lembrou histórias como quando ficou preso por 70 dias durante a ditadura e a carona que pegou com um policial do antigo Esquadrão da Morte. E disse o que acha dos programas policiais da TV: "É um circo, não vai me acrescentar nada ver aquilo".

Confira abaixo os principais trechos da entrevista que Aguinaldo concedeu a mim com exclusividade para o TV UOL:

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier