Topo

Releitura ou remake? O que mudou de “Sassaricando” para “Haja Coração”

Nilson Xavier

15/07/2016 11h04


Apesar do autor Daniel Ortiz ter vendido "Haja Coração" como uma "releitura" de "Sassaricando", vejo muitas semelhanças entre as novelas. Tanto, que parece mesmo um remake, já que as alterações feitas (inclusões ou exclusões de tramas e personagens) servem para atualizar a história – o que, convenhamos, já é feito em qualquer remake assumido, afinal uma novela da década de 1980 não rende sozinha uma novela dos dias de hoje.

As tramas centrais são exatamente as mesmas, apenas deslocando o protagonismo para o triângulo Apolo-Tancinha-Beto (Alexandre Frota/Malvino SalvadorClaudia Raia/Mariana XimenesMarcos Frota-João Baldasserini), que em "Sassaricando" só foi ganhar destaque com o passar do tempo. Na novela de 1987, a trama central era focada na figura de Aparício Varela (Paulo Autran).

O núcleo familiar de Tancinha é praticamente o mesmo de "Sassaricando". Tancinha foi a única que permaneceu com o mesmo nome, todos os seus familiares tiveram nomes alterados. A mãe Francesca (Marisa Orth), uma mamma italiana, era espanhola em "Sassaricando": Aldonza, (Lolita Rodrigues). O pai desaparecido (mesma trama) era o italiano Ricardo de Pádua (Carlos Zara), hoje é o italiano Guido Di Marino (Werner Schünemann). A irmã invejosa Carmela (Chandelly Braz) se chamava Isabel (Angelina Muniz).

O irmão Giovanni (Jayme Matarazzo) tinha uma trama diferente. Em "Sassaricando" ele se chamava Guel (Edson Celulari) e não era ex-presidiário. Atualmente, ele tem uma ex-namorada que não existia nos anos 80: Bruna (Fernanda Vasconcellos). A irmã mais nova de Tancinha, a manca Shirlei (Sabrina Petraglia), é uma personagem retirada da novela "Torre de Babel" (de 1998, vivida por Karina Barum). Em "Sassaricando", a caçula se chamava Juana (Denise Milfont) e nas duas novelas elas eram apaixonadas pelo irmão de Apolo, Adonis (Rômulo Arantes antes, José Loreto hoje).

A família Abdala de "Haja Coração" é praticamente a mesma de "Sassaricando", os mesmos personagens com as mesmas características e tramas: o submisso Aparício (Paulo Autran/Alexandre Borges), a mulher megera Teodora (Jandira Martini/Grace Gianoukas), a filha mimada Fedora (Cristina Pereira/Tatá Werneck), o genro que quer dar um golpe Leonardo Raposo (Diogo Vilela/Gabriel Godoy), o mordomo Ariovaldo (Marco Miranda/Duda Mamberti), a cunhada Lucrécia (Maria Alice Vergueiro/Claudia Jimenez).

Houve uma atualização no perfil de Fedora: ela continua arrogante, metida, mimada, excêntrica e megalomaníaca (como era Cristina Pereira em "Sassaricando"). Hoje, Fedora é celebridade das mídias sociais (algo que não existia nos anos 80). O irmão de Aparício, casado com Lucrécia, que se chama Agilson (Marcelo Médici), tinha outro nome: Aprígio (Laerte Morrone). O casal tem uma filha, Camila (Maitê Proença/Agatha Moreira). Atualmente, Camila tem um ex-namorado, Enéas (Johnnas Oliva), que não existia em "Sassaricando".

Outra diferença no núcleo Abdala: em "Sassaricando", Teodora e Lucrécia tinham mais uma irmã, que não existe em "Haja Coração": Fabíola, vivida por Ileana Kwasinsky. Fabíola era viúva e mãe de Tavinho (Alexandre Lipiani), outro personagem limado, que, por sua vez, tinha um romance com Diana (Marcela Muniz), a irmã caçula de Apolo e Adonis – que não existe atualmente, já que a irmã deles, Larissa (Marcela Valente), tem um perfil diferente de Diana.

O núcleo das três mulheres caçadoras de marido rico continua o mesmo: Rebeca (Tônia Carrero/Malu Mader), o amor da juventude de Aparício; Penélope (Eva Wilma/Carolina Ferraz); Leonora Lamar (Irene Ravache/Ellen Roche); e a empregada Dinalda (Stela Freitas/Renata Augusto). O perfil de Leonora mudou. Em 1987, ela era uma atriz sem talento que tentava um emprego na televisão, cinema ou teatro. Hoje, Leonora é uma subcelebridade, ex-BBB – por isso a atriz escolhida é mais jovem, que faz o tipo gostosona, diferente do que era Irene Ravache nos anos 80. A escalação de Ellen Roche chegou a ser criticada: "como assim ela vai fazer um papel que foi de Ravache". Mas justifica-se pela mudança no perfil da personagem.

Pénelope continua com a mesma história de "Sassaricando": apaixona-se por um rapagão – Tadeu (Roberto Bataglin), hoje Henrique (Nando Rodrigues) – sem saber que é o melhor amigo de seu filho Beto. A diferença é que hoje Penélope tem mais uma filha, Tamara (Cléo Pires), que não existia nos anos 80, que vai se apaixonar por Apolo. É uma personagem nova a movimentar ainda mais o triângulo central Apolo-Tancinha-Beto.

Siga no TwitterFacebookInstagram

O triângulo Apolo-Tancinha-Beto ontem e hoje (Foto: Divulgação/TV Globo)

O triângulo Apolo-Tancinha-Beto ontem e hoje (Foto: Divulgação/TV Globo)

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier