Topo

APCA elege os melhores do ano na TV. Velho Chico e Justiça lideram prêmios

Nilson Xavier

30/11/2016 21h52

Foto: divulgação/TV Globo

Foto: divulgação/TV Globo

APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte (da qual esse colunista faz parte) – escolheu na noite de quarta-feira (30/11), na sede do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, os melhores de 2016 na Televisão em sete categorias. A novela "Velho Chico" e a série "Justiça" foram as produções mais premiadas.

Veja os vencedores entre os candidatos em cada categoria.

Melhor Novela: "Velho Chico", de Benedito Ruy Barbosa, Edmara Barbosa e Bruno Luperi.
Concorreu com "Escrava Mãe", "Eta Mundo Bom!", "Liberdade Liberdade" e "Totalmente Demais".

Melhor Série/Minissérie: "Justiça", de Manuela Dias.
Concorreu com "A Garota da Moto", "Ligações Perigosas", "Me Chama de Bruna" e "Supermax".

Melhor AtorMarco Ricca (pela novela "Liberdade Liberdade").
Concorreu com Chico Diaz ("Velho Chico"), Enrique Diaz ("Justiça"), Rodrigo Santoro ("Velho Chico") e Sérgio Guizé ("Eta Mundo Bom!").

Melhor AtrizSelma Egrei, pela novela "Velho Chico".
Concorreu com Adriana Esteves ("Justiça"), Débora Bloch ("Justiça"), Fabíula Nascimento ("Velho Chico") e Lucy Alves ("Velho Chico").

Melhor diretorJosé Luiz Villamarim (pela série "Justiça").
Concorreu com Breno Silveira ("Um Contra Todos"), José Alvarenga Jr. ("Supermax"), Luiz Fernando Carvalho ("Velho Chico") e Vinícius Coimbra ("Liberdade Liberdade").

Melhor Programa Infantil: "D.P.A. – Detetives do Prédio Azul" (Gloob)
Concorreu com "Cúmplices de um Resgate" (SBT), "Galinha Pintadinha" (Youtube), "Irmão do Jorel" (Cartoon) e "O Show da Luna" (Discovery Kids).

Melhor Cobertura dos Jogos Olímpicos Rio-2016Sportv.
Concorreu com Band, ESPN Brasil, Fox Sports e Globo.

Grande Prêmio da CríticaDomingos Montagner (in memoriam, pela novela "Velho Chico")

Cada premiado receberá o Troféu APCA na cerimônia da 60ª Premiação da APCA (em São Paulo), no primeiro trimestre de 2017, ano em que a entidade completa 61 anos.

Além de premiar os melhores do ano na Televisão, a APCA também elege os melhores na Arquitetura, Artes Visuais, Cinema, Dança, Literatura, Música Erudita, Música Popular, Moda, Rádio, Teatro e Teatro Infantil.

APCA originou-se da ABCT (Associação Brasileira de Críticos de Teatro, criada em 1951). Em 1956, de ABCT, passou a ser APCT (Associação Paulista de Críticos de Teatro). Só em 1972, a entidade deixou de premiar apenas o Teatro e estendeu-se a outras áreas artísticas – já como APCA. Portanto, os melhores da Televisão são eleitos desde 1972.

Siga no Twitter – Facebook – Instagram

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier