Topo

“A Lei do Amor” repete recorde de audiência com capítulo de gosto duvidoso

Nilson Xavier

25/01/2017 15h16

Magnólia (Vera Holtz) humilhada (Foto: reprodução)

Magnólia (Vera Holtz) humilhada (Foto: reprodução)

Era para ser um capítulo de grande impacto, um clímax que provocasse uma catarse. Assim se esperava da sequência de "A Lei do Amor" (de terça, 24/01) em que Magnólia (Vera Holtz) é desmascarada diante da família e outras pessoas através de um vídeo íntimo entre ela e seu amante Ciro (Thiago Lacerda) – que é seu genro, marido da filha Vitória (Camila Morgado).

A direção conduziu toda a ação com a mão pesada, em concomitância com o texto, resultando numa sequência over, muito puxada para o dramalhão de gosto duvidoso, com Magnólia xingada, humilhada, estapeada, jogada ao chão e, ainda, esmurrada. Até para uma execração pública, um tantinho de sutileza cairia bem. Fausto (Tarcísio Meira) levantando da cadeira rodas e, depois, moribundo com os filhos e netos ao redor, remeteu a "Fogo no Rabo", paródia de novelas do "TV Pirata" – "Barbosa, você está aí? Daniel, meu Filho, você está aí?".

Senti que os autores quiseram emular aquelas cenas catárticas de desmascaramentos de vilões de novelas do passado (de Gilberto Braga, Manoel Carlos ou Silvio de Abreu). Lembrei de Tereza Rachel em "Louco Amor" (1983, de Gilberto Braga), desmascarada em uma festa perante a família e convidados. Mas essa lembrança só serviu para comparar e concluir que a de "A Lei do Amor" ficou devendo, e muito.

Pedro (Reynaldo Gianecchini) chora a morte do pai (Tarcísio Meira) (Foto: reprodução)

Pedro (Reynaldo Gianecchini) chora a morte do pai (Tarcísio Meira) (Foto: reprodução)

Em contrapartida, tivemos as excelentes atuações de Vera Holtz, Camila Morgado, José Mayer e Tarcísio Meira. Só eles para salvarem o capítulo do riso involuntário. Um dos grandes trunfos de "A Lei do Amor" é o seu elenco de veteranos. Tarcisão despediu-se em grande estilo de seu personagem, Fausto, que passou a maior parte do tempo deitado e sem falar. Tão bom ver atores como Vera, Mayer, Tarcísio e Camila dando o melhor em cena!

Em tempo, com esse capítulo, "A Lei do Amor" repetiu seu recorde de audiência em São Paulo: 31 pontos no Ibope. No Rio, conquistou novo recorde e cravou 35 pontos.

Siga no TwitterFacebookInstagram

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier