Topo

Músicas vencedoras do Oscar em trilhas de novela

Nilson Xavier

24/02/2017 07h00

Será que "City of Stars", do filme "La La Land", a preferida ao Oscar de Melhor Canção desse ano, leva mesmo a estatueta no domingo? Enquanto aguardamos o resultado, proponho uma garimpagem em trilhas de novelas para resgatar músicas vencedoras de Oscar. Aqui valem apenas gravações originais que foram aproveitadas em novelas. Ficam de fora as regravações de outros intérpretes – como "The Way You Look Tonight" (do filme "Ritmo Louco", de 1936), "Love Is a Many-Splendored Thing" (de "Suplício de uma Saudade", 1955), "Moon River" (de "Bonequinha de Luxo", 1961), "The Shadow of Your Smile" (de "Adeus às Ilusões", 1965) e outras presentes em novelas, mas não na versão original vencedora da estatueta.

Antes, ouça a playlist abaixo para entrar no clima!

 

"Over the Rainbow", "O Mágico de Oz" (1939)

A gravação mais famosa é a de Judy Garland para o filme, em que ela cantava e atuava, como a menina Dorothy. Muito recorrente em novelas, "Over the Rainbow" já teve até uma versão em português: na voz de Luiza Possi para "Chocolate com Pimenta". Mas apareceu em novela apenas uma vez em sua versão original com Judy Garland: "Os Imigrantes", da Band (1981-1982).

 

"Que Será, Será (Whatever Will Be, Will Be)", "O Homem que Sabia Demais" (1956)

Doris Day gravou essa deliciosa canção para o suspense de Alfred Hitchcock, no qual atuava ao lado de James Stewart. Essa versão foi parar na trilha da minissérie "Hilda Furacão" (1998).

 

"Raindrops Keep Fallin´ On My Head", "Butch Cassidy" (1969)

Música que embalou as aventuras de Paul Newman e Robert Redford no filme, tornou-se um grande sucesso popular na voz do cantor B. J. Thomas e abocanhou o Oscar. Presente na trilha de "O Quinto dos Infernos" (2002), foi uma das mais tocadas na minissérie.

 

"I´m Easy", "Nashville" (1975)

Sucesso country na voz de Keith Carradine para o filme de Robert Altman, estrelado pelo ator-cantor. Levou o prêmio de melhor canção de 1975 e entrou para a trilha da novela "O Casarão", como tema do personagem de Paulo Gracindo.

 

"You Light Up My Life", "Luz da Minha Vida" (1977)

Música super romântica na voz doce de Debbie Boone, foi o single norte-americano mais bem sucedido dos anos 70. Selecionada para o LP internacional de "Dancin´ Days", foi o tema da personagem de Lídia Brondi na novela.

 

"Last Dance", "Até que Enfim é Sexta-feira" (1978)

Um dos maiores hits da rainha da disco music Donna Summer, o principal da trilha desse filme que promovia as discotecas. Tocou no remake de "O Astro", em 2011, mas o CD oficial da novela nunca foi lançado comercialmente.

 

"(I've Had) The Time of My Life", "Dirty Dancing – Ritmo Quente" (1987)

Sucesso avassalador desse clássico da "Sessão da Tarde", gravado pelo duo Bill Medley e Jennifer Warnes e até hoje relembrada em bailes de formatura, casamentos e festas de firma. Entrou para a trilha da novela "Sassaricando".

 

"Let the River Run", "Uma Secretária de Futuro" (1988)

Essa música nem é das mais representativas do repertório da cantora Carly Simon. Foi premiada com a estatueta representando essa comédia de Mike Nichols. Consta no LP internacional de "Que Rei Sou Eu?", apesar de mal executada na novela.

 

A título de curiosidade, 10 músicas em trilhas de novela que concorreram ao Oscar de Melhor Canção mas que não levaram o prêmio:

–  "April Love", gravada por Pat Boone para o filme "Primavera do Amor" (1957) – entrou na trilha de "Estúpido Cupido";
– "The Look of Love", por Dusty Springfield, do filme "Cassino Royale" (1967) – nas trilhas de "Laços de Família" e "Kubanacan";
– "Ben", por Michael Jackson, do filme "Ben, o Rato Assassino" (1972) – na trilha de "Uma Rosa com Amor";
– "Do You Know Where You're Going To", por Diana Ross, do filme "Mahogany" (1975) – na trilha de "Anjo Mau";
– "When You´re Loved", por Debbie Boone, do filme "A Magia de Lassie" (1978) – na trilha de "Pecado Rasgado";
– "9 to 5", por Dolly Parton, do filme "Como Eliminar Seu Chefe" (1980) – na trilha de "Baila Comigo";
– "Somewhere Out There", por Linda Ronstadt e James Ingram, do desenho de longa-metragem "Fievel, um Sonho Americano" (1986) – na trilha de "Brega e Chique";
– "Glory of Love", por Peter Cetera, do filme "Karate Kid 2 – A Hora da Verdade Continua" (1986) – na trilha de "Hipertensão";
– "Two Hearts", por Phil Collins, do filme "Buster – Procura-se um Ladrão" (1988) – na trilha de "O Salvador da Pátria";
– "Because You Loved Me", por Celine Dion, do filme "Íntimo e Pessoal" (1996) – na trilha de "Quem é Você".

Fotos: divulgação.
Siga no TwitterFacebookInstagram

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier