Topo

Novelas resgatam atores afastados da TV, como Claudia Alencar, de volta em “Rock Story”

Nilson Xavier

19/03/2017 07h00

Claudia Alencar em "Rock Story" / João Carlos Barroso em "Sol Nascente"

Afastada das novelas há seis anos, a atriz Claudia Alencar está de volta numa participação especial em "Rock Story". A última na Globo foi "Kubanacan", em 2003. Em seguida, a atriz migrou para a Record, onde atuou em quatro produções. Nos últimos anos, foi vista na minissérie "Felizes para Sempre?" e na série "Beleza S/A".

Com mais de 40 anos de carreira, Claudia é lembrada pelo público por papeis marcantes em novelas do passado, como Patativa de "Roda de Fogo" (1986-1987), Laura, a Mulher de Branco, de "Tieta" (1989-1990) e Perla Menescau de "Fera Ferida" (1993-1994).

Percebe-se um louvável esforço dos produtores de elenco, de todas as emissoras, em resgatar atores que em algum momento brilharam na TV, e ainda são lembrados pelo público, mas que andavam afastados da telinha, ou em participações bissextas em novelas. Vide Joana Fomm – as eternas Perpétua e Yolanda Pratini – vista na atual temporada de "Malhação".

Joana Fomm | Cristina Mullins | Alcione Mazzeo | Eduardo Tornaghi

"Rock Story" traz em seu elenco fixo a atriz Cristina Mullins (a Santinha da primeira versão de "Paraíso"). E já passaram pela trama, em participações especiais: Alcione Mazzeo (mãe de Bruno Mazzeo), Eduardo Tornaghi, Tamara Taxman e Tessy Callado, atores de sucesso entre as décadas de 1970 e 1980.

No elenco fixo de "Sol Nascente", está João Carlos Barroso (o delegado Mesquita), que foi galã jovem da Globo na segunda metade dos anos 70 e estava há mais de uma década sem atuar em novelas (preso ao humorístico "Zorra Total"). Em participações, apareceram ainda em "Sol Nascente": Aracy Cardoso, Léa Garcia, Selma Lopes e João Vitti (o Xampu de "Despedida de Solteiro", pai de Rafael Vitti).

Tamara Taxman | Léa Garcia | João Vitti | Regina Braga

No elenco fixo de "A Lei do Amor", temos Regina Braga (como Dona Silvia) e Priscila Camargo (a secretária Suely). Pela novela também já passaram Iléia Ferraz e Esther Jablonski (atriz que por décadas foi apresentadora do programa "Pequenas Empresas Grandes Negócios").

Priscila Camargo | Esther Jablonski | Dedina Bernadelli | Ernesto Piccolo

"O Rico e Lázaro", estreia da semana passada na Record, traz em seu elenco Dedina Bernadelli e Ernesto Piccolo, conhecidos do público de televisão de novelas da década de 80. A produção anterior, "A Terra Prometida", trouxe Guilherme Leme, pouco visto na TV nos últimos anos. "Escrava Mãe" teve a participação especial de Patricia Mayo, que foi atriz da TV Tupi nas décadas de 60 e 70.

Guilherme Leme | Patrícia Mayo | Cristina Mutarelli | Tânia Bondezan

"Carinha de Anjo" tem em seu elenco Cristina Mutarelli, bissexta na televisão. Da mesma forma, Tânia Bondezan, Bárbara Bruno e Cléo Ventura, que atuaram na novela anterior, "Cúmplices de um Resgate". A série "Sem Volta", da Record, resgatou a veterana atriz Ivone Hoffmann.

José Augusto Branco, astro global da década de 70, foi visto rapidamente na minissérie "Dois Irmãos" e na novela "Velho Chico". "Dois Irmãos" também trouxe a atriz Carmem Verônica, e "Velho Chico", Marcélia Cartaxo. "Haja Coração" fez voltar à TV: a hoje aposentada Beatriz Lyra (participação) e Grace Gianoukas (elenco fixo). E promoveu o retorno de Cristina Pereira à Globo.

Bárbara Bruno | Cléo Ventura | José Augusto Branco | Carmem Verônica

O público sente falta de atores que julgam "sumidos" – já que não são vistos na TV com mais frequência. A televisão, por seu poder de penetração nos lares, cria esse laço afetivo e é natural a cobrança do telespectador. A máxima "morreu ou tá na Record?" é o maior exemplo disso! Muitos estão bem vivos, na Record, no SBT, na Globo, ou em qualquer outra emissora, no teatro ou no cinema, vendendo sanduíche na praia, exercendo qualquer outro trabalho, pedindo emprego no programa da Luciana Gimenez, ou simplesmente aposentados – desejando – ou às vezes não – um papel na TV. Que os produtores de elenco criem mais oportunidades como essas.

Leia também:
Aos 66, Claudia Alencar topa ficar de maiô para participar de "Rock Story".
Mário Gomes volta à TV e mostra sua casa de frente para o mar.
Fotos: divulgação.
Siga no TwitterFacebookInstagram

Marcélia Cartaxo | Beatriz Lyra | Grace Gianoukas | Cristina Pereira

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier