Topo

Trilha sonora de "Novo Mundo" será apenas instrumental e o CD já está à venda

Nilson Xavier

22/03/2017 10h26

 

A nova novela das seis da Globo, "Novo Mundo", nem estreou e a sua trilha sonora já está à venda. A novidade está no tipo de trilha. Pela primeira vez, a Globo faz um CD de novela das seis totalmente instrumental. Condiz com a proposta da produção, já que "Novo Mundo" é uma trama de época. A história se passa há quase 200 anos, durante a juventude de Dom Pedro até a Independência do Brasil.

Anteriormente, em tramas de época das seis horas, as trilhas mesclavam músicas cantadas, populares ou não, com temas instrumentais. É a primeira vez que uma novela da faixa apresenta exclusivamente temas orquestrados.

O diretor artístico Vinícius Coimbra encomendou ao produtor musical Sacha Amback (com quem já havia trabalhado em "Liberdade Liberdade", outra novela histórica) uma trilha totalmente instrumental para embalar e ambientar os dramas históricos de "Novo Mundo". Sasha compôs a maioria das músicas e o CD foi gravado na República Tcheca. Veja as faixas:

01. Abertura
02. Anna
03. Anna Iluminada (versão suspense)
04. Anna Iluminada
05. Joaquim
06. Paixão de Anna d Joaquim
07. Leopoldina
08. Pedro
09. Sir Thomas
10. Elvira
11. Piatã
12. Cantiga de Amália
13. Trovão
14. Amor
15. Piratas
16. Taberna
17. Taberna
18. Domitila
19. Sir Thomas (versão suspense)
20. Anna (versão piano)
21. Índios
22. O Oceano
23. A Terra
24. Anna Iluminada (versão piano)
25. Tänze Des Brassilianischen Ballfestes
26. Meu Amor Marinheiro (bonus track)

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier