Topo

Relembre 6 mães e filhos dentro e fora das novelas

Nilson Xavier

14/05/2017 12h33

Regina e Gabriela Duarte em "Por Amor" (Foto: Acervo Globo)

O Viva estreou nessa semana a novela "Por Amor", com Regina Duarte e Gabriela Duarte, mãe e filha na vida real vivendo mãe e filha também na ficção. Nem foi a primeira vez que as duas contracenaram como mãe e filha: em "Top Model" (1989-1990), Regina apareceu numa participação como a mãe de Olívia (Gabriela), uma das filhas do surfista Gaspar (Nuno Leal Maia). Relaciono a seguir mais 5 mães e filhos da vida real que dividiram cenas como mães e filhos dentro das novelas.

Gabriela e Regina Duarte em "Top Model" (Foto: Acervo Globo)

 

Débora Duarte e Paloma Duarte em "Terra Nostra" (1999-2000): Dona Maria do Socorro (Débora), casada com Gumercindo (Antônio Fagundes), tinha duas filhas: Angélica (Paloma) e Rosana (Carolina Kasting).

Débora e Paloma Duarte (com Carolina Kasting) em "Terra Nostra" (Foto: Acervo Globo)

 

Elizabeth Savala e Thiago Picchi em "Quem é Você" (1996): Maria Luísa (Elizabeth), casada com Afonso (Alexandre Borges), tinha um filho, Maurício (Thiago Picchi), que vez ou outra se travestia de Thaís.

Elizabeth Savala e Thiago Picchi em "Quem é Você" (Foto: Acervo Globo)

 

Nicette Bruno e Beth Goulart em "Como Salvar Meu Casamento" (1979-1980): Dorinha (Nicette), casada com Pedro (Adriano Reys), era mãe de Silvia (Beth Goulart), mais Fernando (Jacques Lagoa) e Ricardo (Paulo Guarnieri).

Nicette Bruno e Beth Goulart em "Como Salvar Meu Casamento", com Kito Junqueira, Paulo Guarnieri, Jacques Lagoa e Adriano Reys (Foto: divulgação)

 

Lucinha Lins e Cláudio Lins em "Tiro e Queda" (1999-2000): Isabel (Lucinha), mulher de Raul (John Herbert), mãe de Renato (Cláudio Lins), Marcelo (Cláudio Fontana) e Daniela (Mylla Christe). E novamente mãe e filho na novela "Esmeralda" (2005), em que Branca (Lucinha), mulher de Rodolfo (Paulo César Grande), era mãe de José Armando (Cláudio) – apesar de ao final ser revelado que ele não era seu filho legítimo.

Lucinha e Claudio Lins (com Paulo César Grande) em "Esmeralda" e em "Tiro e Queda" (Foto: divulgação)

 

E se considerarmos que avó é "mãe com açúcar"… temos também Fernanda Montenegro e Fernanda Torres em "Brilhante" (1981-1982), como avó – Chica Newman – e neta, já que Marília era filha de Maria Isabel (Renée de Vielmond), filha de Chica.

Fernanda Montenegro e Fernanda Torres em "Brilhante" (Foto: Acervo Globo)

Outras mães atrizes e seus filhos que seguiram a mesma carreira (mas que nunca contracenaram em novelas como mãe e filho): Eleonor Bruno e a filha Nicette, Nicette e os outros filhos Bárbara Bruno e Paulo Goulart Filho, Marisa Sanches e Débora Duarte, Lílian e Júlia Lemmertz, Glória Menezes e Tarcísio Filho, Dina Sfat e Bel e Ana Kutner, Tônia Carrero e Cecil Thiré, Lucélia Santos e Pedro Neshling, Glória Pires e as filhas Cléo e Antônia Morais, Maria Luiza Castelli e Paulo Castelli, Rosamaria Murtinho e Rodrigo Mendonça, Regina Braga e Gabriel Braga Nunes, Marília Pêra e Nina Moreno, Monah Delacy e Christiane Torloni, Christiane Torloni e Leonardo Carvalho, Ângela e Leandra Leal, Marieta Severo e Silvia Buarque, Tânia e Gabriela Alves, Cissa Guimarães e João Velho, Nádia e Thalita Lippi, Mara Carvalho e Bruno Fagundes, Valéria Alencar e Rafael e Francisco Vitti, Flávia Alessandra e Giulia Martins. Se você lembrar de outras mães e seus filhos atores, escreva nos comentários abaixo!

Siga no FacebookTwitterInstagram

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier