Topo

Vencedores do APCA de Dança protestam contra a Secretaria de Cultura em festa de premiação

Nilson Xavier

16/05/2017 10h41

A noite de gala da entrega do Troféu APCA (Associação de Críticos de Arte) no Theatro Municipal de São Paulo, nesta segunda-feira (15/05), foi marcada pela diversidade e a pluralidade étnico-cultural e de gênero, tanto entre os vencedores quanto entre os apresentadores e artistas que subiram ao palco do teatro. E também pelo protesto de alguns vencedores na categoria Dança contra a Secretaria de Cultura da cidade, atingindo mais especificamente as figuras do secretário André Sturm e da assessora de dança da secretaria, Lara Pinheiro.

Ao subir ao palco, alguns vencedores levantaram faixas e cartazes. Nas principais, podia-se ler: "André Sturm e Lara Pinheiro não são dignos dos cargos que ocupam na Secretaria de Cultura. Desrespeitam e caluniam os artistas da dança e a sua produção. A Dança exige respeito!" e "A Secretaria de Cultura manipula informações e quer acabar com a Lei de Fomento à Dança e tantos outros projetos de formação artística. Fora Sturm! Fora Lara! Fomento é Lei!"

O tempo para agradecimento foi usado também para protestos e leitura de manifestos. O imbróglio entre a Prefeitura de São Paulo e a Dança teve seu ápice em março, quando o secretário substituiu o edital de dança em curso, que, entre outras coisas, previa a verba para investimento. Agora há menos dinheiro para subsidiar os grupos de dança. Durante toda a solenidade de premiação, foram vários os gritos de "Fora Sturm!".

Não foi a primeira vez que os profissionais de dança se manifestaram: em março, por exemplo, houve um protesto no saguão da Galeria Olido, sede da Secretaria Municipal de Cultura (leia AQUI).

Ao receber o Troféu APCA de melhor atriz de televisão, Selma Egrei dedicou o prêmio ao secretário André Sturm, como forma de sensibilizá-lo para a situação. Esta foi a 60ª edição do Prêmio APCA. A noite festiva promoveu a diversidade, com  a participação de artistas trans, imigrantes, migrantes, negros e mulheres. Na ocasião, foi lançado o livro dos 60 anos da APCA.

Subiram ao palco para receber seus prêmios na categoria Televisão (imagem acima): Selma Egrei (melhor atriz de 2016, pela novela "Velho Chico"), Luciana Lima, viúva de Domingos Montagner (vencedor do Grande Prêmio da Crítica, in memoriam), Marco Ricca (ator, por "Liberdade Liberdade"), Marcus Figueiredo, Luísa Lima e José Luiz Villamarim (diretores, pela série "Justiça") e Manuela Dias (melhor série, "Justiça"). Na foto, com os críticos da APCA Bárbara Sacchitiello, Cristina Padiglione, Neuber Fischer e Nilson Xavier. Leia AQUI a lista completa dos vencedores, em todas as categorias (Blog do Miguel Arcanjo).

Leia também: "Novo edital desrespeita e fere princípios da Lei do Fomento".

Siga no FacebookTwitterInstagram

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier