Topo

O que há entre o caso José Mayer e as falsas denúncias de agressão nas novelas da Globo?

Nilson Xavier

30/05/2017 15h16

Fiuk e Bruna Linzmeyer em "A Força do Querer" (foto: reprodução)

Em menos de duas semanas, duas novelas da Globo exibiram tramas envolvendo denúncias falsas de violência contra mulher. Primeiro em "Rock Story": orientada por Lázaro (João Vicente de Castro) e Diana (Alinne Moraes), Mariane (Ana Cecília Costa) prestou queixa contra o ex, Gui (Vladimir Brichta), com o puro intuito de prejudicá-lo. Mariane já foi desmascarada e até saiu de cena.

Agora tem início uma trama muito parecida na novela das nove, "A Força do Querer": inconformada por ter sido preterida, Cibele (Bruna Linzmeyer) tenta enquadrar o ex Ruy (Fiuk) na Lei Maria da Penha. No capítulo dessa segunda-feira (29/05), após uma discussão com o rapaz, ela dirigiu-se a uma delegacia afirmando ter sido agredida fisicamente. Nos próximos capítulos, ficará provado que Cibele mentiu. Essa trama ainda vai render por, pelo menos, mais uma semana.

Em "Rock Story", por fim, Diana fez um discurso arrependida, condenando a falsa acusação de agressão: "Tá prejudicando muito mais gente. Agora, qualquer mulher que sofra uma violência vai ser comparada à Mariane, vai ser tratada como se fosse uma mentirosa". Maurício Stycer escreveu sobre o caso de "Rock Story", leia AQUI. A fala de Diana resume toda a problemática que esse tipo de abordagem pode gerar.

O mais curioso é a reincidência da Globo na temática em produtos de grande audiência e repercussão num espaço tão curto de tempo. E em novelas escritas por mulheres: Maria Helena Nascimento ("Rock Story") e Glória Perez ("A Força do Querer"). Os leitores que me perdoem: não creio em teorias da conspiração, mas tampouco enxergo coincidências. Paira algo no ar. Principalmente depois da figurinista Su Tonani ter retirado a acusação de assédio contra o ator José Mayer. E de uma ameaça de medida judicial por parte dele.

Siga no FacebookTwitterInstagram

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier