Topo

Sucesso de audiência, A Força do Querer é a novela mais vista em quatro anos

Nilson Xavier

31/05/2017 09h43

Ísis Valverde e Paolla Oliveira (foto: divulgação)

A Globo comemora a boa repercussão e a ótima audiência de "A Força do Querer", novela de Glória Perez. Já se fala em retomada do horário, que andou cambaleante nos últimos anos. Na semana passada, a novela registrou sua melhor média: 32.7 pontos no Ibope da Grande São Paulo. Comparando com as produções anteriores, é o maior sucesso da TV brasileira em quatro anos, veja abaixo:

Média até o capítulo 48:
A Força do Querer – 31.4
A Lei do Amor – 25.7
Velho Chico – 28.3
A Regra do Jogo – 25
Babilônia – 25.5
Império – 29.6
Em Família – 29.9
Amor à Vida – 34

O capítulo dessa terça-feira (30/05) – que exibiu o parto de Ritinha (Ísis Valverde) feito pela policial Jeiza (Paolla Oliveira) dentro de um táxi – consolidou 35.6 pontos. A maior audiência por capítulo foi 36.4 pontos na segunda-feira do dia 22/05 – capítulo em que Jeiza prendeu Rubinho (Emílio Dantas).

"A Força do Querer" ainda está em seu início: estreou em 3 de abril, tem apenas dois meses no ar. Alguns fatores contribuem para seu bom desempenho. A novela pegou o horário das nove em alta deixado pela trama antecessora, "A Lei do Amor", que, apesar do fraco desempenho em sua evolução, ficou acima dos 30 pontos no último mês. Há também as transmissões do SBT e da Record, os principais concorrentes do horário, suspensas da TV a cabo em São Paulo. Porém, o mais preponderante é a trama envolvente do folhetim de Glória Perez somada à direção caprichada da equipe de Rogério Gomes.

Leia também: "Parto sem sangue de Ritinha confunde público".
Pesquisa de dados: Fábio Dias.
Siga a coluna no FacebookTwitterInstagram

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier