Topo

"Tieta" é o maior sucesso da história do canal Viva

Nilson Xavier

01/06/2017 07h00

Cássio Gabus Mendes e Betty Faria (Foto: Acervo/TV Globo)

O Viva até demorou para exibir a novela "Tieta". Porém, o momento é propício, já que o canal atinge um público muito maior do que em seus primeiros anos (ele foi lançado em maio de 2010). Escrita por Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares, entre 1989 e 1990, "Tieta" é o maior sucesso da história do canal de reprises. As novelas são as principais audiências da programação – atualmente são três: "Tieta", "Por Amor" e "Torre de Babel", em seus últimos capítulos. Tanto "Tieta" quanto "Por Amor" lideram o ranking de audiência no Rio de Janeiro e São Paulo em seus horários de exibição.

"Tieta" herdou a excelente audiência da trama anterior exibida no horário, "A Gata Comeu", que já era considerada o maior êxito do canal até então. No comparativo com a mesma quantidade de capítulos (24), "Tieta" está com audiência 66% maior que a antecessora. É um número bastante representativo. De acordo com o próprio Viva, "Tieta atingiu a maior audiência de estreia das novelas da faixa e garantiu a liderança para o Viva em seus dois horários de exibição, 15h30 e 0h30."

Há também a maratona de capítulos semanais exibida aos domingos, que elevou em 130% a audiência do dia/horário (é a primeira vez que o Viva promove maratona de novela). "Tieta" também repercute nas redes sociais e é o programa mais procurado na GlobosatPlay (plataforma on demand) entre todos os canais da Globo na TV a cabo.

Fonte: canal Viva e Kantar Ibope Media.

Siga no FacebookTwitterInstagram

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier