Topo

Pasmaceira na trama de “O Rico e Lázaro” pode explicar a baixa audiência da novela

Nilson Xavier

20/06/2017 09h30

Igor Rickli e Dudu Azevedo (Foto: divulgação/Rede Record)

Há mais de duas semanas não acontece absolutamente nada de relevante na trama de "O Rico e Lázaro", a atual novela bíblica da Record. O último fato marcante foi a morte do personagem Chaim (Henri Pagnoncelli) no capítulo 60, exibido na sexta-feira do dia 02/06.

De lá para cá, pequenos acontecimentos tentam em vão esquentar a trama da novela: a luta entre Asher (Dudu Azevedo) e outro escravo, Dalila (Juliana Kelling) julgada por ter invadido sonâmbula o quarto de Nabucodonosor (Heitor Martinez), a prisão de Shag-Shag (Cássia Linhares). A novela se vale de seu elenco numeroso para rechear os capítulos e assim disfarçar o marasmo.

A Record informa que as gravações de "O Rico e Lázaro" estão adiantadíssimas. A novela estreou em meados de março e tem previsão para acabar em novembro, totalizando oito meses de exibição. Porém, até sua metade (daqui um mês) ela já terá encerrado suas gravações. A Record até já exibe uma pequena chamada da trama substituta, "Apocalipse" (que só estreia em novembro).

A audiência de "O Rico e Lázaro" é a menor entre as novelas bíblicas do horário. Até o capítulo 70, acumula uma média geral de 10.4 pontos no Ibope da Grande São Paulo, bem abaixo de "A Terra Prometida" (14.5), "Os Dez Mandamentos, 2ª temporada" (15.6, finalizada no capítulo 66), e "Os Dez Mandamentos" (13.1).

Claro que parte dessa queda se deve ao sinal da emissora cortado da TV a cabo em SP desde o início da novela. Entretanto, há de se considerar também a fatia do público que abandona a Record quando termina a atração anterior. "O Rico e Lázaro" não tem conseguido segurar o telespectador que acompanha "A Escrava Isaura", que já está em sua terceira reprise e tem dado mais audiência que a trama bíblica inédita (11 x 10,4 pontos na última semana).

"O Rico e Lázaro" enfrenta ainda o momento de maior promoção de "A Força do Querer", na Globo. Essa sim, repleta de acontecimentos a cada capítulo.

Pesquisa de dados de audiência: Fábio Dias.
Siga a coluna no FacebookTwitterInstagram

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier