Topo

5 pratos que todo candidato a MasterChef deve saber preparar para entrar no programa

Nilson Xavier

28/06/2017 10h54

Valter irritado ao saber que teria que preparar mais um doce (Foto: reprodução)

No episódio dessa terça-feira (27/06) do MasterChef Brasil, os candidatos tiveram que preparar doces nas provas de eliminação. Muitos só conseguiram fazer um simples creme inglês (crème anglaise) com a ajuda dos que estavam assistindo do mezanino. Leonardo e Aderlize, craques em confeitaria, não gostaram do mezanino ajudar os que não sabiam fazer o creme – essa foi uma das reclamações de Aderlize, a eliminada da noite. Na segunda etapa da prova, Valter (foto acima) ficou visivelmente alterado (nervoso, soltou um palavrão e socou a bancada) ao saber que teria que preparar mais um doce (uma tartelette de frutas).

A primeira coisa que vem à cabeça de quem assiste ao programa: depois de tantas edições do MasterChef Brasil, como um candidato não sabe preparar um prato relativamente simples, já visto em edições anteriores? Não é essencial para participar do programa saber fazer uma sobremesa qualquer, uma massa, uma carne, limpar um peixe, desossar um frango? Mesmo sabendo que terá que passar por todas essas situações, encontramos candidatos resistentes a pratos que não dominam.

O crítico gastronômico Arnaldo Lorençato cita (pelo menos) 5 pratos que todo candidato a MasterChef Brasil precisa dominar para ingressar no reality, pois fatalmente irá se deparar com eles ao longo do programa.

1. Crème anglaise: o pomo da discórdia desse episódio. Não é um prato, mas um acompanhamento para doces. Uma simples mistura de açúcar, gemas de ovos, leite quente e essência de baunilha, levados ao fogo.

2. Espaguete à Carbonara: o macarrão vem acompanhado de uma mistura de queijo parmesão, bacon, ovos e um creme de manteiga e azeite.

3. Ostra gratinada: na cebola refogada em manteiga e vinho branco seco com farinha de trigo, creme de leite, sal e pimenta e, por último, queijo parmesão ao levar ao forno.

4. Vieira (coquille saint jacques): temperadas com sal e pimenta-do-reino e douradas com azeite e salsinha.

5. Filé nos molhos béarnaise (gema, cebolinha, vinagre, limão, manteiga, sal e pimenta-do-reino), mostarda (mostarda, limão, creme de leite, sal e pimenta-do-reino) e poivre (manteiga, farinha de trigo, conhaque, pimenta-do-reino e creme de leite).

Leia também: Aderlize erra sabor de torta e deixa MasterChef reclamando de injustiça.
Ana Luiza e Miriam trocam farpas: "pesquei uma piranha" e "e eu, uma galinha".

Siga no FacebookTwitterInstagram

Após saída de Valter, quem você quer que vença o "MasterChef": Deborah ou Michele?

Resultado parcial

Total de 137074 votos
9,88%
Reprodução/TV Bandeirantes
27,49%
Reprodução/TV Bandeirantes

Valide seu voto

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier