Topo

No ar em “A Força do Querer”, Lília Cabral completa 60 anos; relembre sua carreira

Nilson Xavier

13/07/2017 07h00

Lília Cabral em cena de "A Força do Querer' (Foto: divulgação/TV Globo)

Lília Cabral é um dos grandes nomes de "A Força do Querer". Na pele da viciada em jogo Silvana Garcia, a atriz diverte (Silvana tem uma graça peculiar) e faz refletir sobre o assunto. A dobradinha com Humberto Martins – que vive o marido, Eurico – é irresistível: o par encontrou o tom para que o tema fosse discutido com credibilidade e sem peso.

Lília ainda contracena com Karla Karenina, a empregada e cúmplice Dita, e Juliana Paiva, a filha Simone, com a qual teve uma grande cena no capítulo de segunda-feira (10/07): a filha revelou à mãe que sabe de seu vício e pediu que ela se tratasse. O drama de Silvana, até aqui levado como alívio cômico, vai ganhar a devida importância dentro da proposta de discutir o tema.

Acima, uma cena forte da novela Páginas da Vida, como a amargurada Marta, um de seus trabalhos mais aplaudidos

Como diria Faustão (se é que já não disse alguma vez), Lília Cabral é um monstro sagrado da arte de interpretar. Há décadas a vemos na televisão, em que ela deu vida, ao longo de sua carreira, a uma galeria de tipos inesquecíveis, lembrados por gerações. Respeitada e querida pelo público e crítica. A atriz completa 60 anos de vida nessa quarta-feira.

Lília Cabral Bertolli Figueiredo nasceu em 13 de julho de 1957, em São Paulo, filha de pai italiano e mãe portuguesa. A atriz tem uma filha de seu segundo e atual casamento. Formada pela Escola de Arte Dramática (USP), começou a atuar no teatro, tendo ganhado notoriedade com a peça "Feliz Ano Velho", em 1984.

Os primeiros trabalhos na TV foram na Band, no início dos anos 1980, nas novelas "Os Adolescentes" e "Os Imigrantes". Na Globo (de onde não se desligou mais) estreou em "Corpo a Corpo", 1984. Ao todo, foram 27 novelas, uma temporada de "Malhação" (1999), 4 minisséries, 2 séries e participações em vários programas, como "Sai de Baixo", "A Grande Família", "A Diarista", "Você Decide", "Os Normais" e outros.

Foram ainda 14 peças de teatro. "Divã" rendeu um filme e uma série de TV. E 8 filmes, entre eles (além de "Divã"), "Dias Melhores Virão", "Stelinha", "A Partilha" e "Fica Comigo Esta Noite".

A inesquecível Amorzinho de Tieta, uma viúva reprimida sexualmente, com a parceira Cinira (Rosane Gofman)

Entre os trabalhos na TV mais marcantes e mais lembrados pelo público estão quatro papeis criados pelo novelista Manoel Carlos: Sheila de "História de Amor", Ingrid de "Laços de Família", Marta de "Páginas da Vida" e Tereza de "Viver a Vida". Uma pena Lília nunca ter vivido uma Helena do autor.

A atriz também será sempre lembrada pela secretária Aldeíde Candeias de "Vale Tudo"; a beata Dona Amorzinho de "Tieta" (atualmente no canal Viva), que formava uma trinca divertida com Perpétua (Joana Fomm) e Cinira (Rosane Gofman); Simone de "Pátria Minha"; Goreti do remake de "Anjo Mau"; a "perua country" Dafne Pimenta de "Estrela-Guia"; Bárbara de "Chocolate com Pimenta"; a sofrida dona de casa Catarina de "A Favorita"; a faz-tudo Pereirão de "Fina Estampa"; e a classuda Maria Marta Medeiros de Mendonça e Albuquerque de "Império".

Tipos tão diversos que atestam a versatilidade da atriz. Feliz aniversário Lília!

Siga no FacebookTwitterInstagram

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier