Topo

Tosca e líder no ibope: 10 curiosidades sobre a saga "Os Mutantes"

Nilson Xavier

28/08/2017 12h26

Theo Becker (o Homem Cobra) e Natália Guimarães (a Mulher Aranha)

Há 10 anos, muito antes de suas produções bíblicas, a TV Record se lançava em um projeto ousado: a saga dos Mutantes. A novela, escrita por Tiago Santiago, criticada por muitos, deu o que falar e despertou a curiosidade até dos mais resistentes à ideia de misturar novela com personagens fantásticos e super heróis.

Ficção científica? Realismo fantástico? Ou mera tosquice? 10 curiosidades sobre uma obra que – inegavelmente – entrou para a história da televisão. Seja por ter angariado uma legião de fãs, ou pelo riso involuntário.

1. A trilogia

A chamada "trilogia dos Mutantes" foi composta por produções apresentadas na sequência: as duas fases da novela "Os Mutantes" (a primeira batizada de "Caminhos do Coração") mais a novela "Promessas de Amor". Tiago Santiago iniciou escrevendo "Caminhos do Coração", uma trama folhetinesca com elementos de ficção científica. Aos poucos, os mutantes foram fazendo mais sucesso, o que levou o autor a dar maior ênfase aos seres fantásticos do que à parte romântica da história. Com a boa aceitação do público e, em um golpe de marketing, o autor lançou uma segunda fase, chamada "Os Mutantes". Anunciada como uma nova novela, na verdade não passava de uma continuação da história de "Caminhos do Coração", com a saída de um grupo de personagens e a entrada de novos, mas dando prosseguimento à trama dos protogonistas, o casal Marcelo e Maria (Leonardo Vieira e Bianca Rinaldi). Por fim, o autor concluiu a trama de Marcelo e Maria e lançou uma nova novela, "Promessas de Amor", com novos protagonistas, mas mantendo alguns mutantes. Com a derrocada na audiência, Santiago voltou a investir na trama dos mutantes em detrimento à trama romântica central. Mas já era tarde demais.

2. A ins-piração

"Minha novela é baseada no realismo fantástico, na ficção científica. E, para isso, se apoia em histórias de super-heróis, não só de X-Men e Heroes", comentou o autor na época. A inspiração para fazer os personagens veio das mais variadas fontes, de filmes clássicos, como "A Ilha do Dr. Moreau", a filmes de terror, como "A Hora do Pesadelo" (o mutante Pesadelo remete a Freddy Kruger). Ou baseado em personagens do folclore brasileiro, como o mutante Curupira, e da mitologia grega, como o Minotauro.

3. Venceu a Globo

No capítulo exibido no dia 06/02/2008 (uma quarta-feira), "Os Mutantes" venceu a Globo no Ibope da Grande São Paulo do começo ao fim. Foi a primeira vez que uma novela da Record derrotou a Globo em um capítulo completo: 22 pontos de média para a Record contra 20 pontos para a Globo, que exibia o jogo de futebol Corinthians x Barueri.

4. "Os Mutantes" vs. "A Favorita"

Em um golpe de marketing, o último capítulo da fase "Caminhos do Coração", que era anteriormente exibida às 22 horas, foi antecipado para as 20h40 para coincidir com a estreia da novela "A Favorita" da Globo. Este último capítulo conseguiu uma média de 23 pontos no Ibope da Grande São Paulo. Até então, este havia sido o segundo maior índice de audiência de uma novela da Record. Por causa da estratégia, a Globo amargou a pior audiência na estreia de uma novela em seu horário nobre até então. Assim, a segunda fase dos Mutantes começou bem no Ibope, alcançando 24 pontos, seu melhor número. Mas não conseguiu manter-se neste patamar, derrocando nos meses seguintes. Curiosamente, seu pior número foi 8 pontos exatamente no dia do último capítulo de "A Favorita" (em 16/01/2009), que já se tornara um grande sucesso.

5. Plágio?

O personagem Taveira foi acusado de plágio do personagem Victor Victório da novela global "O Beijo do Vampiro" (2002/2003), de Antônio Calmon, que fez criticas, afirmando que Tiago Santiago copiou sua criação. Plágio acentuado pelo fato de os personagens terem sido interpretados pelo mesmo ator na duas produções: Gabriel Braga Nunes. Santiago já havia sido colaborador de Calmon na Globo.

André Mattos | Gabriel Braga Nunes

6. Minha cobra quer comer sua aranha!

Essa frase do "Rock das Aranhas" – sucesso de Raul Seixas imortalizado por Dercy Gonçalves – ganhou uma nova dimensão quando dita de forma nada sutil em "Os Mutantes", no encontro do Homem Cobra (Theo Becker) com a Mulher Aranha (Natalia Guimarães). Piada pronta em uma novela que já havia descambado para a tosquice.

7. A relação infindável de mutantes

Ao longo das três temporadas, foram muitos, muitos mutantes criados pelo autor, com os mais variados tipos de poderes: o vampiro Taveira (Gabriel Braga Nunes), Homem Cobra (Theo Becker), Mulher Aranha (Natália Guimarães), o Meduso (Allan Lima), com olhar paralisante, o Metamorfo (Sacha Bali), a Mulher Elétrica (Patricia Dejesus), o Homem Telepático (Rômulo Arantes Neto), Curupira (Gabriel Canela), a sereia Iara (Suyane Moreira), Rainha Formiga (Carla Regina), Homem Gelo (Marcos Suhre), Homem Fogo (Rômulo Estrela), Scorpio, o Homem Escorpião (José Loreto), Mulher Pantera (Karen Junqueira), Menino Lobo (Cássio Ramos), Mulher Zumbi (Nina Morena), Minotauro (Fábio Nascimento), e a criatura Sapo Bufo Gigante – cujo vídeo de seu encontro com a garota Tati (Letícia Medina) tornou-se um hit na internet – de onde saiu outra frase célebre: "Nossa, que sapão!".

A mutante Tati enfrenta o Sapo Bufo e o Homem Cobra

8. As mais longas novelas

Com "Promessas de Amor", a saga dos Mutantes ficou no ar de 28 de agosto de 2007 a 3 de agosto de 2009. A união das duas primeiras fases (consideradas ininterruptas) somou 483 capítulos e pôs a trama no ranking das mais longas novelas de nossa Teledramaturgia. É a terceira colocada, perdendo apenas para "Redenção" (Excelsior, 1966-1968, 596 capítulos), e "Chiquititas" (SBT, 2013-2015, 545 capítulos) – desbancando assim "Os Imigrantes" (Band, 1981-1982, 459 capítulos), que passou para o quarto lugar.

9. O Inferno da Record

A emissora recebeu em abril de 2007 uma tecnologia – então de ponta – para a produção de efeitos especiais: o Inferno. Na época, anunciou-se que foi gasto 1 milhão de dólares com o hardware. Com o equipamento, foi possível modelar pessoas em três dimensões e criar grandes números de figurantes virtuais. O Inferno já havia sido usado no cinema americano. Com "Os Mutantes", a Record estreou seu parque de computação gráfica instalado no RecNov (estúdios de dramaturgia no Rio de Janeiro). A emissora queria dar um acabamento de qualidade na novela às cenas com personagens que sofreram mutações genéticas e obtiveram superpoderes.

Carla Regina como a Mulher Formiga

10. Os Mutantes nos Estados Unidos

Logo no início das gravações, uma equipe da Record, composta por 25 profissionais, embarcou para os Estados Unidos para gravar 23 cenas de 12 capítulos. As cenas foram gravadas em Miami e contaram com as presenças dos atores Leonardo Vieira, Alexandre Barilari e Letícia Medina, que contracenaram com o ator americano Lance Henriksen (do filme "Alien vs. Predador").

AQUI tem o elenco completo de "Os Mutantes", trama, personagens, trilhas e curiosidades.
Fotos: divulgação/Rede Record.
Siga no Facebook TwitterInstagram

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier