Topo

Autora de "A Força do Querer" homenageia Janete Clair com a cena do telhado

Nilson Xavier

23/09/2017 10h49

Ritinha (Ísis Valverde) no telhado (foto: reprodução)

Não passou despercebida a cena de "A Força do Querer" do capítulo dessa sexta-feira (22/09) em que Ritinha (Ísis Valverde) sobe em um telhado para escapar da surra da mãe Edinalva (Zezé Polessa). Claro que a primeira referência que vem à cabeça é a clássica sequência em que Gabriela sobe ao telhado para pegar uma pipa, na novela "Gabriela" – primeiro na pele de Sônia Braga, em 1975, e depois com Juliana Paes, no remake de 2012.

Gabriela no telhado: Sônia Braga em 1975 e Juliana Paes em 2012 (foto: reprodução)

A autora de "A Força do Querer", Glória Perez, afirmou no Twitter que escreveu a cena como uma homenagem. Não só à personagem de Jorge Amado como também a Janete Clair, sua mentora. Janete usou o recurso de "subir no telhado" mais de uma vez em sua obra. Glória citou a personagem Vilminha, que Débora Duarte viveu na novela "Pecado Capital", em 1975-1976. A própria Glória escreveu um remake dessa trama, em 1998, em que Vilminha foi vivida por Paloma Duarte, filha de Débora. A personagem tinha problemas psicológicos e quando entrava em surto refugiava-se no telhado.

Rosamaria Murtinho em "Pai Herói" (foto: reprodução)

Janete revisitou esse mesmo perfil – a moça rica com problemas psicológicos – em duas outras novelas. Em "Pai Herói" (de 1979, recentemente reexibida no canal Viva), era Walkíria (Rosamaria Murtinho) quem ia ao telhado quando entrava em crise. Em 1983, na novela "Eu Prometo", Daisy (Fernanda Torres) surtava e recorria ao telhado de sua casa. "Eu Prometo" foi a última novela de Janete, que faleceu em novembro de 1983 e coube a Glória Perez, então sua colaboradora, finalizar a obra.

Leia também: "Globo refaz cena clássica de Gabriela em A Força do Querer".

Siga no FacebookTwitterInstagram

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier