Topo

Ao Mestre com Carinho: TOP 15 professores inesquecíveis de novelas

Nilson Xavier

15/10/2017 10h53

Nuno Leal Maia em "Malhação" | Rosanne Mulholland e Jean Paulo Campos em "Carrossel"

Como diria o Professor Raimundo "e o salário, ó!". Todavia, independentemente do salário, nossas novelas já mostraram os mais diversos dramas e tipos humanos envolvendo professores, das mais variadas disciplinas, do ensino fundamental ao universitário. Para homenageá-los neste Dia dos Professores, relaciono 15 marcantes mestres de nossas novelas. Se lembrar de outros, cite nos comentários!

01. Professor Luciano – Sérgio Cardoso em "O Primeiro Amor" (1972)
Último trabalho na televisão de Sérgio Cardoso, que faleceu antes da novela terminar (foi substituído por Leonardo Villar). Assumindo a direção da escola, o Professor Luciano encontrava dificuldades com alunos rebeldes, liderados pelo baderneiro Rafa (Marcos Paulo), e com a professora Maria do Carmo (Tônia Carrero), que queria tomar-lhe o cargo de direção do colégio.

Sérgio Cardoso em "O Primeiro Amor" | Marco Nanini em "Gabriela"

02. Professor Josué – Marco Nanini em "Gabriela" (1975)
O romântico poeta e professor de Literatura era secretamente apaixonado por uma aluna, Malvina (Elizabeth Savalla), mas rendeu-se aos encantos de Glorinha (Ana Maria Magalhães), a teúda e manteúda do Coronel Coriolano (Rafael de Carvalho). Até que o coronel flagra o tórrido romance dos amantes. No remake da novela (em 2012), o personagem foi interpretado pelo ator Anderson Di Rizzi.

03. Professora Nina – Regina Duarte em "Nina" (1977)
Nina era uma professora contestadora na rígida sociedade paulistana da década de 1920. E acabou pagando um preço alto por semear na cabeça de suas alunas ideias liberais sobre o amor e a posição da mulher na sociedade: perdeu o cargo e o homem de sua vida, Bruno (Antônio Fagundes).

Regina Duarte m "Nina" | Cláudio Cavalcanti em "Água Viva" | Agildo Ribeiro em "De Quina Pra Lua"

04. Professor Edir – Cláudio Cavalcanti em "Água Viva" (1980)
Professor de História que dava aula em cursinho pré-vestibular. Bom caráter e consciente de suas convicções, vivia em conflito com a sogra carreirista, Lourdes Mesquita (Beatriz Segall), cujos ideais de vida divergiam, o que acabou por gerar uma crise em seu casamento com Márcia (Natália do Valle).

05. Professor Cagliostto – Agildo Ribeiro em "De Quina Pra Lua" (1985-1986)
A manicure Mariazinha (Elizabeth Savalla) não via com bons olhos a aproximação de seu namorado, o professor de Matemática Dante Cagliostto, com Angelina (Eva Wilma), uma paixão do passado. O professor se mostrava empolgadíssimo em ajudar Angelina em seus problemas, provocando ciúmes em Mariazinha.

Danton Mello, Nuno Leal Maia e Karine Moura em "A Gata Comeu"

06. Professor Fábio – Nuno Leal Maia em "A Gata Comeu" (1985)
O professor Fábio era querido por seus alunos e amado pela noiva, Paula (Fátima Freire). Porém, ao cruzar o caminho de Jô Penteado (Christiane Torloni), suas vidas mudaram drasticamente. Os dois, a princípio, se odiavam, mas aos poucos nasceu uma paixão arrebatadora e divertida.

07. Professora Clotilde – Maitê Proença em "O Salvador da Pátria" (1989)
Recém chegada à pequena Tangará para lecionar em um curso de alfabetização para trabalhadores rurais, a professora despertou o amor no simplório Sassá Mutema (Lima Duarte), um matuto ignorante e puro de alma, inebriado com a sua beleza. Ela o ajudou quando ele foi vítima de uma armação dos poderosos da região, que queriam usá-lo como bode expiatório para falcatruas políticas e negócios escusos.

Maitê Proença e Lima Duarte em "O Salvador da Pátria" | Leila Lopes em "Renascer"

08. Professora Lu – Leila Lopes em "Renascer" (1993)
Esta foi outra novela a mostrar um lugarejo rural cujos habitantes recebiam uma bela professora para alfabetizá-los. No caso, Lu, que acabava se apaixonando pelo peão Rafael (Kadu Moliterno).

09. Professor Pasqualete – Nuno Leal Maia em "Malhação" (de 1999 a 2005)
O divertido professor de Português Paulo Pasqualete foi um dos mais marcantes mestres que já passaram pelos colégios de "Malhação". Estreou na temporada do "Múltipla Escolha", em 1999, e ficou até 2005, com algumas interrupções. Segundo professor na carreira de Nuno Leal Maia.

Leandra Leal e Ângelo Antônio em "O Cravo e a Rosa"

10. Professor Edmundo – Ângelo Antônio em "O Cravo e a Rosa" (2000-2001)
Contratado para lecionar Poesia, o romântico Edmundo acabou se apaixonando por sua aluna, Bianca (Leandra Leal). Ele era o autor das poesias que ela recebia das mãos do malandro Heitor (Rodrigo Faro), mais interessado em seu dinheiro. Apaixonada por Heitor, Bianca não imaginava que os poemas eram na realidade de seu professor.

11. Professor Edu – Fábio Assunção em "Coração de Estudante" (2002)
O professor de Biologia Edu se mudou para a cidade mineira de Nova Aliança para lecionar na universidade local. Pai do garoto Lipe (Pedro Malta), era noivo da temperamental Amelinha (Adriana Esteves), mas acabou se envolvendo com a advogada Clara (Helena Ranaldi), provocando a ira de sua noiva.

Helena Ranaldi em "Mulheres Apaixonadas" | Fábio Assunção em "Coração de Estudante"

12. Professora Raquel – Helena Ranaldi em "Mulheres Apaixonadas" (2003)
Entre os vários professores da Escola Ribeiro Alves, destacou-se o drama da professora de Educação Física Raquel, alvo do amor do adolescente Fred (Pedro Furtado), um aluno, e perseguida pelo ex marido, o violento Marcos (Dan Stulbach).

13. Professora Helena – Rosanne Mulholland em "Carrossel" (2012)
Ela assumiu o terceiro ano da Escola Mundial trazendo consigo o desejo de lecionar e a disposição de propiciar aos alunos uma boa formação, nem que, para isso, tivesse que bater de frente com as regras da rigorosa diretora. Helena, sempre disposta a colaborar com todos, não só conquistou a confiança dos alunos, como também acabava se envolvendo com os conflitos pessoais e familiares de cada um.

Bruna Linzmeyer em "Meu Pedacinho de Chão"

14. Professora Juliana – Bruna Linzmeyer em "Meu Pedacinho de Chão" (2014)
A doce Juliana chegou à cidadezinha de Santa Fé para ensinar as crianças do vilarejo e se deparou com um povo ignorante e dominado pelos desmandos do Coronel Epaminondas (Osmar Prado), o homem mais poderoso da região. Remake da novela de 1971 que teve Renée de Vielmond no papel da "Prefessorinha".

15. Dóris e Bóris – Ana Flávia Cavalcanti e Mouhamed Harfouch em "Malhação Viva a Diferença" (2017)
Ela era diretora do Colégio Estadual Cora Coralina, às voltas com as dificuldades da sua escola, durona, exigente e disciplinada. Ele era o orientador do Colégio Grupo, competente, compreensivo, ponderado e um pouco estabanado. Ambos conquistaram o respeito dos alunos das duas escolas. E dividiam a vida juntos.

Fotos: divulgação
Siga no FacebookTwitterInstagram

Ana Flávia Cavalcanti e Mohamed Harfouch em "Malhação, Viva a Diferença"

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier