Topo

Novela das 9: triângulo Fernandona-Lima-Laura não é inédito em novelas

Nilson Xavier

15/11/2017 07h00

Fernanda Montenegro | Lima Duarte | Laura Cardoso (Foto: divulgação/TV Globo)

Na trama da novela "O Outro Lado do Paraíso", Lima Duarte foi disputado no passado por Fernanda Montenegro e Laura Cardoso. Josafá (Lima) não uniu-se ao seu amor da juventude Mercedes (Fernandona) por uma armação de Caetana (Laura), que era apaixonada por ele. Talvez você não saiba. Ou não lembre. Mas esse triângulo já aconteceu anteriormente em nossa Teledramaturgia, há quase 30 anos. O leitor Mr. Novela lembrou a trama mirabolante de "Rainha da Sucata", novela de 1990, que envolveu os três atores em um triângulo amoroso.

O pai da protagonista, a sucateira Maria do Carmo (Regina Duarte), era o português Onofre (Lima Duarte), casado com Neiva (Nicette Bruno). Ele morreu no primeiro capítulo. Fernanda Montenegro era Salomé, uma vizinha, mãe dos irmãos Caio e Mariana (Antônio Fagundes e Renata Sorrah). Durante o enterro de Onofre, Salomé revela a todos que ele foi o grande amor de sua vida e que mantiveram um caso que durou décadas. Desesperada, ela tem uma síncope e morre diante do túmulo do amado. Uma sequência tragicômica que entrou para a história da TV.

A morte de Onofre em "Rainha da Sucata" (Foto: reprodução)

Anteriormente, em seu leito de morte, Onofre revelara ao vilão Renato (Daniel Filho) que os filhos de Salomé, Caio e Mariana, eram seus filhos e que deixara sua fortuna em testamento para os bastardos, já que sua única filha legítima, Maria do Carmo, já era uma mulher rica e bem sucedida. É quando Renato seduz Mariana e casa-se com ela, para meter a mão na fortuna que ela nem sabia que existia.

Renato, por sua vez, agia por vingança, o que foi revelado ao fim da novela. No passado, a mãe do personagem, vivida por Laura Cardoso, também tivera um caso com Onofre, mesmo sendo casada e com Renato criança. Onofre matou o pai de Renato na presença do menino, que cresceu rompido com a mãe e com sede de vingança contra o português. Por isso, queria roubar toda a fortuna do velho. Como não conseguiu fazer com que Maria do Carmo – a filha legítima – se casasse com ele, partiu para cima de Mariana – a bastarda. Coisas de nossa Teledramaturgia!

AQUI tem tudo sobre "Rainha da Sucata": trama, elenco, personagens, curiosidades, trilha sonora.
Siga no FacebookTwitterInstagram

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier