Topo

Clara de “O Outro Lado do Paraíso” é a nossa Rocky Balboa; agora vai?

Nilson Xavier

27/11/2017 23h04

Bianca Bin (Foto: reprodução)

Ainda não chegou a hora da Clara (Bianca Bin) fugir do sanatório e pôr em prática o seu plano de vingança. Mas pelo menos o autor de "O Outro Lado do Paraíso", Walcyr Carrasco, avançou sua história em dez anos e nos poupou de um rame-rame maior do que o já visto na primeira fase.

Agora vai?

O capítulo dessa segunda-feira (27/11), que deu início à fase definitiva da novela, mostrou Clara pronta para a luta, depois de um intenso treinamento físico à la Rocky Balboa, de todos os conhecimentos adquiridos em dez anos de convívio com Beatriz (Nathalia Timberg), e dos detalhes esmiuçados de como pôr a mão nas valiosas obras de arte da velha senhora – um passo a passo, uma receita de bolo bem explicadinha. Será que Clara entendeu?

Um detalhe na explanação de Beatriz levantou uma dúvida preponderante. Clara terá que procurar o sobrinho-neto dela, Patrick (Thiago Fragoso), advogado "do bem" que irá ajudá-la. Ué, e esse advogado tão bondoso não fez nada para tirar a tia-avó do sanatório, internada, há séculos, tão injustamente quanto Clara?

Sophia (Marieta Severo) descobriu as esmeraldas que tanto almejava e ainda ganhou um garotão para se divertir, Mariano (Juliano Cazarré), seu capataz nas minas. De quebra, apresentou um novo garotão ao Dr. Samuel (Eriberto Leão): o motorista Cido (Raphael Zulu). Será que agora deslancha a trama do médico que se trancou no armário e jogou a chave fora?

Também é chegado o momento de andar a trama de Estela (Juliana Caldas), a filha anã de Sophia a quem ela chama de "mostrengo". No capítulo dessa segunda, mais um diálogo execrável da megera contra a filha. São dez anos que a mestranda de um colégio suíço está trancada em um quarto em Palmas lendo livros. Ela podia estar palestrando em uma universidade na Europa, mas não…

A trama de Duda (Glória Pires), parece, andou nadinha. Bruno (Caio Paduan) caiu no papo da médica vegana esclarecida "que não quis ser mãe solteira" (em pleno século 21) e casou-se com ela. Pelo menos não ouvimos neste capítulo Nádia (Eliane Giardini) repetir seu mantra diário "eu não racista!". Walcyr Carrasco tem mais uns cinco meses pela frente para desenrolar esse novelo sem irritar o telespectador.

Leia também, Stycer: "Guinada na novela é a chance de Walcyr corrigir os muitos erros da 1ª fase".
Siga no FacebookTwitterInstagram

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier