Topo

7 vezes em que as novelas "lacraram" e "quebraram a internet" em 2017

Nilson Xavier

24/12/2017 07h00

Bianca Bin em O Outro Lado do Paraíso | Débora Falabella em A Força do Querer

O público prestigiou as novelas em 2017 e reagiu das mais variadas formas a viradas de trama, últimos capítulos e grandes acontecimentos, por meio de audiência, gerando memes ou levando-as aos TTs – os assuntos mais comentados do Twitter. Sem julgamento de valor, escolhi 7 momentos em que as novelas bombaram, lacraram, pisaram, sambaram, mitaram e quebraram a internet durante o ano. Atenção: replico a linguagem usual da rede sem contestar o uso das expressões (destacadas em itálico) de acordo com a norma culta.

10 de janeiro – A Lei do Amor:
O capítulo em que a vilã Mag (Vera Holtz) matou a pseudo-vilã Beth (Regiane Alves) nem registrou grande audiência (teve uma média de 27 pontos* quando a novela ficou na casa dos 30 em suas últimas três semanas). Mas talvez seja a sequência mais icônica da trama no ano.

Vera Holtz em A Lei do Amor

26 de abril – Rock Story:
Foi quando a novela exibiu o show TOP do roqueiro Gui Santiago (Vladimir Brichta) com Tony Bellotto, Paula Toller e Paulo Ricardo. Eles cantaram "Será", da Legião Urbana. QUE HINOOOOOO! Diante do público, Gui ainda pediu a mão da mocinha Júlia (Nathalia Dill) em casamento. Cravou 32 pontos no Ibope e foi um dos capítulos mais vistos da novela (o recorde foi 35 no último capítulo).

Tony Bellotto, Vladimir Brichta, Paulo Ricardo e Paula Toller em Rock Story

19 de junho – Os Dias Eram Assim:
O momento mais esperado: a mocinha Alice (Sophie Charlotte), que imaginava que seu amado Renato (Renato Góes) estivesse morto, o reencontra depois de mais de uma década e cai dura no chão. Não foi o recorde de audiência (os 32 pontos na penúltima segunda-feira), mas chegou perto: 30 pontos.

Sophie Charlotte em Os Dias Eram Assim

5 de setembro – Pega Pega:
Grandes transformações de personagens comumente geram grandes expectativas. Maria Pia (Mariana Santos), que vivia com a autoestima no chão, passa um tempo fora e reaparece magra, linda e plena, depois de um providencial banho de loja. Foi o recorde da novela até hoje: incríveis 35 pontos, quando a média está nos 29.

Mariana Santos em Pega Pega

17 de outubro – A Força do Querer – uma novela dessas, bicho!
Selecionei duas sequências, dos últimos capítulos. Em um prédio sinistro, a vilã Irene (Débora Falabella) foge de Dantas (Edson Celulari), Silvana (Lília Cabral), Garcia (Othon Bastos), Elvira (Betty Faria) e dos companheiros cosplayers de Iuri-Goku (Drico Alves). O embuste cai em um fosso, em uma sequência macabra que lembrou filmes de terror. Foram 46 pontos no Ibope. Mitou!

20 de outubro – A Força do Querer:
O último capítulo da novela teve seu ápice no confronto dos bandidos Rubinho (Emílio Dantas) e Sabiá (Jonathan Azevedo) contra a polícia no Morro do Beco. Rubinho acabou morto levando a novela ao seu recorde de audiência: impressionantes (para os dias de hoje) 50 pontos no Ibope. Pisa Glória Perez!

Emílio Dantas em A Força do Querer

14 de dezembro – O Outro Lado do Paraíso:
O lacre de Walcyr Carrasco: o retorno triunfal de Clara (Bianca Bin), rica e poderosa, diante da sociedade de Palmas, que não a via há dez anos. "Não imaginam o prazer que é estar de volta!". Uma catarse que resultou em 42 pontos para a novela (o recorde, repetido em dois outros capítulos).

A Independência do Brasil em Novo Mundo

Bônus: o capítulo de "Novo Mundo" em que Dom Pedro (Caio Castro) proclamou a Independência do Brasil, exibido em 7 de setembro. A audiência nesse dia não foi das mais altas da novela (22 pontos), mas tratava-se de um feriadão e repercutiu bem.

(*) As audiências referem-se sempre ao Ibope da Grande São Paulo.
Fotos: divulgação/TV Globo.
Siga no FacebookTwitterInstagram

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier