Topo

Hans Donner previu tablet, tv tela-plana e touch screen em Explode Coração

Nilson Xavier

29/01/2018 11h45

Tereza Seiblitz (foto: reprodução)

O canal Viva estreia nesta segunda (29/01, às 23h30) a novela "Explode Coração", uma produção de 1995 que apresentou uma novidade para o público daquela época: a comunicação entre pessoas via a rede mundial de computadores, a internet. O empresário Júlio e a cigana Dara (Edson Celulari e Tereza Seiblitz) se conhecem em uma sala de bate-papo e se apaixonam. Sim, naquele tempo isso parecia ficção científica!

A internet, apesar de em 1995 já não estar mais restrita ao uso acadêmico ou empresarial, não era de fácil acesso ao grande público. Além da conexão dificultosa, os PC´s (computadores pessoais, home computers) ainda eram um artigo de luxo, para poucos.

Hoje corriqueira, a comunicação pela rede faz parte de nossa vida de forma tão contundente que fica impossível pensar o dia a dia sem as redes sociais e os smartphones, por exemplo. Mas lá em 1995, a proposta da autora Glória Perez soava fantasiosa – ou como se diz hoje em dia: era muito black mirror!

O que dizer então da abertura da novela, criada por Hans Donner: um ambiente futurista em que um homem assiste a um show de dança cigana em uma tv tela-plana, captura via touch screen uma imagem em um tablet e escaneia uma dançarina, que surge real à sua frente – um download! A TV reproduz o conteúdo do tablet – seria uma smart TV? Renderia um bom episódio de "Black Mirror", caso a série da Netflix existisse na época!

Em 1995, os aparelhos de televisão ainda eram de tubo e continuaram assim por um bom tempo. Os tablets só se popularizaram nos anos 2000. Pesquisas com touch screen existiam desde a década de 1960, mas só a partir de 2000 a tecnologia ecrã tátil invadiu nosso dia a dia.

Ou seja, esses aparatos tecnológicos – que mais pareciam eletrodomésticos dos Jetsons (para permanecer em uma referência da época) – só ganharam nossas vidas de forma efetiva a partir da década seguinte, nos anos 2000. Apesar de já terem sido explorados anteriormente no cinema e na TV americana (como na série "Star Trek").

Não há dúvida de que, para criar a abertura da novela, Hans Donner baseou-se em pesquisas da época. Tanto Glória Perez quanto ele estavam em sintonia com o futuro, embasados no que estava por vir. O admirável mundo novo já havia chegado em 1995 – pelo menos em nossas novelas.

Assista à abertura. Sim, a dançarina cigana é Ana Furtado, em sua primeira substituição aparição na televisão.

Leia também: Mofista – "A Internet na época de Explode Coração".
Siga a coluna no FacebookTwitterInstagram

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier