Topo

Canal Viva cancela reprise de novela e anuncia a volta de "A Indomada"

Nilson Xavier

03/05/2018 10h07

Eva Wilma em "A Indomada" (Foto: Acervo/TV Globo)

Aconteceu de novo! O canal Viva divulgou a estreia de uma atração e, no meio caminho, mudou de ideia. A exemplo do que ocorreu no ano passado com o anúncio da chegada de "Jogo da Vida", que acabou substituída por "Bebê a Bordo", agora o Viva confirma que não levará mais ao ar a novela "Roda de Fogo", conforme havia anunciado anteriormente. Sai uma das melhores novelas da década de 1980 e, em seu lugar, entra "A Indomada", sucesso popular dos anos 1990. A informação foi dada em primeira mão por Cristina Padiglione.

O Viva também havia prometido a estreia de "Brega e Chique". Será que mantem essa?

Escrita por Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares, com direção geral de Marcos Paulo, "A Indomada" foi originalmente exibida em 1997 e reprisada no Vale a Pena Ver de Novo entre 1999 e 2000. Repleta de realismo fantástico (lembra da figura soturna do Cadeirudo, que atacava mulheres indefesas em noites de lua cheia?), a trama se passa na fictícia cidadezinha de Greenville (em algum lugar no Nordeste brasileiro), de forte influência britânica. Marcou pelo inglês misturado com português em sotaque nordestino e pela interpretação inesquecível de Eva Wilma como a vilã Maria Altiva Pedreira de Mendonça e Albuquerque e seu bordão "Óxente, mái Gódi!". A novela é, inclusive, uma das mais pedidas pelos espectadores do Viva.

No elenco, também Adriana Esteves, José Mayer, Ary Fontoura, Cláudio Marzo, Renata Sorrah, Betty Faria, Paulo Betti, Luiza Tomé, José de Abreu, Pedro Paulo Rangel, Eliane Giardini e outros. Volta em julho, na faixa das 23h30 (reprise às 13h30 do dia seguinte), hoje ocupada por "Explode Coração".

Perguntei ao Viva o por quê da alteração. Como de costume, o canal limita-se a ser lacônico e evasivo com a imprensa. O descaso com o público assinante já é sentido na edição (cortes) que o canal decidiu fazer recentemente na exibição de "Bebê a Bordo" – uma decisão inédita (leia AQUI). Capítulos na íntegra, só no Viva Play (a plataforma sob demanda). Maiores explicações ou informações, eles não dão. Não adianta nem o público acessar o site do Viva buscando se inteirar do que acontece. A página na Internet está praticamente abandonada. Sumiu o farto conteúdo exclusivo que havia outrora. Agora, só os textos dos resumos das novelas e os horários dos programas.

Por ora, restam três perguntas:
1. O Viva manterá a estreia de "A Indomada", ou haverá uma nova troca?
2. "A Indomada" será picotada na exibição da TV?
3. O Viva manterá a promessa da estreia de "Brega e Chique"? Será também picotada? Vão censurar a bunda do rapaz da abertura?

Siga a coluna no Facebook – Twitter – Instagram

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier