Topo

Trama de "O Tempo Não Para" estagnou e novela vem perdendo audiência

Nilson Xavier

14/09/2018 10h49

Cleo, Nicolas Prattes e Juliana Paiva (foto: reprodução)

Como esperado, baixou a euforia com as novidades da novela "O Tempo Não Para". Passados um mês e meio de trama, os congelados foram acordando e só restou um ainda em estado sonolento: a escrava Cairu (Cris Vianna).

Os números de audiência, apesar de muito bons, atestam uma perda de interesse do público pela novela. São quase sete semanas no ar e o Ibope segue caindo: 29.4|27.3|28.3|27.8|26.5|26.2|25.7 (média em cada semana na Grande SP). "O Tempo Não Para" já perde em décimos para o último sucesso do horário, "Pega Pega", que, ao contrário, teve audiência crescente após a sexta semana.

O grande receio era que, uma vez que os congelados tivessem despertado, a novela perdesse seu maior charme: a reação deles diante do mundo novo. Como a maioria já acordou, a novela entra agora na fase em que o autor Mário Teixeira precisa se virar para manter o interesse do público. E para isso, a necessidade de engendrar os ex-congelados em tramas próprias ou participando de tramas de outros personagens.

Diríamos que agora a novela começou de verdade. O foco de conflito atual é Betina, a vilã de Cléo Pires (ou Cleo, como queira a atriz). Mas, convenhamos, os barracos da megera não têm estofo para segurar a novela. Com a iminente descoberta por Dom Sabino (Edson Celulari) de suas terras, teremos um conflito forte o bastante para barrar a felicidade do casal protagonista, Marocas e Samuca (Juliana Paiva e Nicloas Prattes).

Rosi Campos, Olívia Araújo, Bia Montez e Solange Couto (foto: reprodução)

Apesar da leve estagnada na trama, a novela de Mário Texeira tem um grande trunfo: o texto espirituoso, inteligente e divertido ao escancarar as diferenças – e similaridades – entre o antigo e o novo, o que dá margem para ótimas cenas e pode garantir um bom arsenal para mais cinco meses de novela.

Destaco a ótima sequência, exibida na quarta-feira (12/09), do embate entre Dona Agustina e Cesária (Rosi Campos e Olívia Araújo) contra Coronela e Januza (Solange Couto e Bia Montez) – todas as atrizes excelentes em seus papeis. Cesária paga uma dívida depois de um bate boca em que Coronela afirma que não é negra e é refutada pela ex-escrava. Foi engraçado e faz refletir.

Ainda acho que o texto é a melhor qualidade de "O Tempo Não Para" e o que faz valer a pena continuar na novela. Mas concordo que a trama e os conflitos têm que avançar. Afinal, precisa haver história para seis meses de novela.

PS1: o Horário Político não afetou a exibição da novela.
PS2: nessa semana a grade ficou bagunçada por causa dos jogos de futebol, o que afeta o Ibope. Mas a queda na audiência vem ocorrendo, gradativamente, desde o início.

Leia também: Nicolas Prattes fica parecendo Paulo Autran perto do namorado de Sasha.

Siga no Facebook – Twitter – Instagram

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier