Topo

Livro expõe o que é fato, fake e o que não é bem assim sobre Silvio Santos

Nilson Xavier

10/10/2018 07h00

Silvio Santos (foto: divulgação/SBT)

Estou sempre com algum livro, mas confesso que só leio "livros de trabalho" – ou seja, sobre televisão. A última ficção que li foi "O Conto da Aia" (Margaret Atwood), o romance que originou a badalada série "The Handmaid´s Tale" – opa, televisão!

Depois de concluir as leituras dos excelentes "Biografia da Televisão Brasileira" (Flávio Ricco e José Armando Vannucci) e "Ivani Ribeiro, a Dama das Emoções" (Carolline Rodrigues), devorei a que se pode chamar "a biografia definitiva" de Silvio Santos: "Topa Tudo Por Dinheiro – As muitas faces do empresário Silvio Santos", escrita pelo amigo Maurício Stycer.

Como se diz na internet, Stycer "zerou" a vida de Silvio Santos. De agora em diante, bastaria atualizar no livro o que está por vir. "Biografia definitiva" porque o grande mérito de "Topa Tudo Por Dinheiro" é confrontar fatos com o mito criado em torno de Silvio, e fomentado pelo próprio, como nunca visto em nenhum outro livro anterior sobre ele. E Stycer joga limpíssimo. Esmiúça e expõe sem rodeios o que é falso, o que é verdadeiro e o que não é bem assim.

Praticamente um terço do livro é sobre 1. a conquista por Silvio Santos de uma emissora de TV (o SBT), 2. sua relação aduladora e subserviente com os governantes brasileiros, e 3. sua fracassada incursão na política. O quanto se inventou, floreou ou mitificou e o quanto a História comprovou ser realidade. No restante, o livro se debruça sobre os primeiros passos de Silvio para se tornar o grande empresário que é, algo sobre sua vida particular, e o seu método peculiar de administrar o SBT.

Eu, como pesquisador de televisão, imagino a trabalheira que foi garimpar e confrontar o que se escreveu sobre Silvio, nos últimos 50 anos, com seu aval (as biografias anteriores e entrevistas que concedeu, com sua versão dos fatos) com o que foi comprovado pela História, por meio de jornais, revistas e depoimentos de testemunhas desses fatos.

Maurício Stycer deixa as perfumarias para os outros livros. Em "Topa Tudo Por Dinheiro", o autor é objetivo, vai direto ao ponto, comprova o que aconteceu e dá sua opinião. Não poupa o empresário de críticas (como à linha jornalística do SBT, por exemplo), mas tampouco deixa de celebrar e externar sua admiração e respeito pela figura de Silvio de Santos.

Para amantes de televisão e fãs de Silvio (ou nem tanto), "Topa Tudo Por Dinheiro – As muitas faces do empresário Silvio Santos" é um prato cheio e uma leitura deliciosa. Afinal, convenhamos, Senor Abravanel poderia se chamar Senhor Controvérsia. Mah, oi!

Siga a coluna no Facebook – Twitter – Instagram

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier