Topo

Música gringa do passado será o tema de abertura de "O Sétimo Guardião"

Nilson Xavier

02/11/2018 10h10

Bruno Gagliasso e Lília Cabral (foto: João Cotta/TV Globo)

Nas chamadas de "O Sétimo Guardião" – nova novela de Aguinaldo Silva que estreia dia 12 -, toca a música "Entre a Serpente e a Estrela" (gravada por Zé Ramalho), que marcou uma antiga novela do autor, "Pedra Sobre Pedra", de 1992. Porém, ela não será o tema de abertura da nova produção.

Novamente uma música estrangeira do passado embala a abertura de uma novela das nove da Globo. Ainda que o sétimo guardião não seja da galáxia, a canção escolhida para musicar a entrada da novela é "The Chain", da banda anglo-americana de pop rock Fleetwood Mac. Lançada originalmente em 1977, ela fez parte, no ano passado, da trilha do segundo filme dos "Guardiões da Galáxia".

Composta pelos cinco integrantes da banda, Stevie Nicks, Lindsey Buckingham, Christine McVie, John McVie e Mick Fleetwood, "The Chain" foi faixa do 11º álbum de estúdio do grupo, "Rumours", considerado o melhor disco do Fleetwood Mac.

Curiosamente, a última novela de Aguinaldo Silva, "Império" (2014-2015), já trazia uma antiga música estrangeira na abertura: "Lucy in the Sky with Diamonds", dos Beatles, numa regravação de Dan Torres. É a onda das músicas requentadas que dominou as trilhas das novelas da Globo. As atuais tramas das sete e seis horas também trazem "releituras" ou gravações de sucessos do passado: "Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás", regravação de Ivete Sangalo da famosa música de Raul Seixas e Paulo Coelho – na abertura de "O Tempo Não Para", às 19h; e "Minha Vida", gravada por Rita Lee em 2001 – na abertura de "Espelho da Vida", às 18h.

Faz tempo: a última vez que uma canção original contemporânea embalou a abertura de uma novela das nove da Globo foi em 2012: "Alma de Guerreiro", gravada por Seu Jorge, na abertura da novela "Salve Jorge", de Glória Perez.

Saudades do tempo em que músicas originais eram compostas exclusivamente para aberturas de novelas. Ou sucessos que, se não feitos sob encomenda, ficavam para sempre associados às novelas: "Dancin´Days" com as Frenéticas, "Pecado Capital" de Paulinho da Viola, "Menino do Rio" (em "Água Viva") de Caetano Veloso gravada por Baby Consuelo, "Brasil", de Cazuza gravada por Gal Costa para "Vale Tudo", "Modinha para Gabriela" também com Gal Costa, o "lerê-lerê" de "Escrava Isaura" (a música "Retirantes"), etc.

AQUI tem tudo sobre "O Sétimo Guardião": trama, elenco completo, personagens e curiosidades.

Siga no Facebook – Twitter – Instagram

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier