Topo

Traumatizado com 2º Sol: morte do vilão de O Tempo Não Para é real ou fake?

Nilson Xavier

22/11/2018 20h26

João Baldasserini como Lúcio, o gêmeo de Emílio (foto: divulgação/TV Globo)

Já comentei aqui que a trama central de "O Tempo Não Para" não ia se sustentar por muito tempo. Falo do descongelamento dos personagens do passado e de suas reações ante o mundo atual – então o maior charme da novela. "O Tempo Não Para" tem muitas qualidades, principalmente no texto de Mário Teixeira e nos perfis dos personagens, a maioria carismáticos. Mas convenhamos, a história estava dando voltas há um bom tempo.

Eis que o autor, subitamente, dá um novo fôlego para sua trama: a morte do vilão e a chegada de um gêmeo dele. E num momento propício: começo do Horário de Verão e prestes a entrar dezembro, mês de festas, logo, de audiência menor.

Achei auspiciosa a reviravolta. Não só por movimentar a história, dar um novo gás, pela possibilidade de novos entrechos e desdobramentos, mas também como forma de se livrar de um piores personagens da trama: Emílio Inglês de Souza, vivido por João Baldasserini.

Com a incumbência de ser o principal vilão da novela, Emílio deixava muito a desejar. Não tinha um perfil realista, mas também não era caricato. Havia uma tentativa de comédia, mas infrutífera. Emílio parecia aquele tipo que se achava engraçado, fazia gracinhas, mas era apenas ridículo. Um vilão sem o menor carisma. Se era proposital, foi um erro: vilões precisam ser carismáticos. Gosto do ator João Baldasserini, de trabalhos anteriores (Agnaldo de "Pega Pega" era ótimo), mas Emílio não ia bem.

O velório de Emílio (foto: reprodução)

Até aí, a novela tem outros maus-caracteres: Betina (Cleo), Zelda Larocque (Adriane Galisteu), até Coronela (Solange Couto). A única com potencial maior, com mais estofo para vilanias, é Mariacarla (Regiana Alves), porém, ela estava delegada a Emílio.

A morte do vilão-mor de "O Tempo Não Para" e a chegada de Lúcio, seu gêmeo idêntico, já aguça os telespectadores. Lúcio é bom ou mau? Quem será o novo vilão-mor da novela? Queria que fosse Mariacarla: Regiane Alves está tão bem nesse papel! Sua personagem é mais carismática que o falecido Emílio.

Ou seria Lúcio o próprio Emílio e a morte uma farsa? O rosto de Emílio apareceu no caixão, mas nunca se sabe… uma novela em que pessoas despertaram depois de congeladas por mais de 130 anos! Tomara que não – batendo na madeira três vezes: ficamos traumatizados com tantos mortos que não morreram na recente "Segundo Sol".  🙄

AQUI tem tudo sobre "O Tempo Não Para": trama, elenco, personagens, curiosidades, trilha sonora.

Siga no Facebook – Twitter – Instagram

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier