Topo

"O Natal Perfeito" exibe história sobre consciência ambiental, amizade e fé

Nilson Xavier

23/12/2018 07h59

Caio Blat como o Senhor Perfeito (foto: reprodução)

A Globo exibe no dia 24, véspera de Natal, o programa especial "O Natal Perfeito", uma fábula infantil sobre os mundos distintos de duas crianças. Com direção de Vinícius Coimbra e roteiro de Priscila Steinman, a trama apresenta o universo de Catarina (Melissa Nóbrega) em contraponto com o de Jonas (Cauã Antunes). Ela é uma menina mimada que foge de casa na véspera de Natal, revoltada porque não ganhou o presente desejado, e vai parar na área de Jonas, um garoto órfão que vive em um ferro-velho abandonado, ao lado de um lixão desativado, em meio a materiais reciclados que lhe garantem a subsistência.

Cauã Antunes e Melissa Nóbrega (foto: reprodução)

A amizade das crianças nasce a partir do encantamento de Catarina pelo universo lúdico de Jonas, onde o reaproveitamento de coisas, objetos e materiais fomentam a criatividade. Nesse cenário, se destaca a figurado do Senhor Perfeito, o melhor amigo do menino. Ele é uma engenhoca mecânica feita de material reciclado e sucata, imperfeito aos olhos de Catarina, mas perfeito para a companhia de Jonas. O boneco é "vivido" por Caio Blat, que emprestou seu rosto e voz ao personagem. Outro destaque na trama é Raul Lobão (Alexandre Zachia), acompanhado de seu cão Júnior. A princípio na pele de um lobisomem, Raul representa os medos das crianças, que precisam ser vencidos.

Como a proposta da trama é despertar o consumo consciente e o reaproveitamento de materiais, a direção de arte da produção optou por criar cenários e figurinos a partir da reciclagem de materiais descartados dos Estúdios Globo. Assim foram montadas todas as engenhocas do cenário de Jonas, como o boneco Senhor Perfeito, os cataventos e a caixinha de música que se transforma em chuveiro. O lixão onde o menino vive remete a Marte. A estética do programa tem inspiração no filme "Wall-E".

Cauã Antunes e Tadashi Endo (foto: reprodução)

O especial deve agradar crianças e pais, com uma trama sobre reaproveitamento e economia de recursos e valorização das coisas simples da vida, por meio de ensinamentos sobre sustentabilidade, consciência ambiental, amizade e fé. No elenco, também Tainá Müller e Bruno Cabrerizo (como os pais de Catarina) e a participação especial do bailarino Tadashi Endo, mestre em butô (dança de origem japonesa), como um ser que Jonas encontra em um momento de desesperança.

"O Natal Perfeito" vai ao ar no dia 24 de dezembro, após a novela "O Sétimo Guardião", com reprise no dia 25, após a "Sessão da Tarde".

Siga no Facebook – Twitter – Instagram

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier