Topo

Concurso de “Totalmente Demais” começa a cansar o público

Nilson Xavier

10/01/2016 18h33

Juliana Paiva e Marina Ruy Barbosa (Foto: Reprodução)

Juliana Paiva e Marina Ruy Barbosa (Foto: Reprodução)

A lengalenga do concurso "Garota Totalmente Demais" – da novela das 7 da Globo – já dá sinais de esgotamento. A história parece dar voltas e não ter muito para onde correr a não ser Carolina (Juliana Paes) tentando sabotar Eliza (Marina Ruy Barbosa) e, do outro lado, Fabinho (Daniel Blanco) tentando sabotar Jonatas (Felipe Simas).

A chegada de Stelinha (Glória Menezes) até deu um novo gás ao entrecho. Na verdade, está servindo para apressar o processo de "civilização" da protagonista Eliza, o que pode ser um bom sinal: de que o concurso está com os dias contados. Os autores prometem uma virada na trajetória dos principais personagens – com novos rumos – assim que sair o resultado que revelará qual das candidatas – Eliza, Cassandra (Juliana Paiva) ou outra –  se consagra a vencedora.

Marina e Juliana estão ótimas nas personagens. A transformação de Eliza é gradativa aos olhos do público, revelando uma harmonia entre o texto e a interpretação da atriz. Talvez, essa lengalenga sirva para isso mesmo: mostrar a evolução de Eliza. Juliana Paiva, por sua vez, está divertida na pele da deslumbrada Cassandra, um alívio cômico delicioso.

Ainda bem que a novela não se restringirá às várias fases do concurso. Vale lembrar que há pouco mais de dois anos, "Geração Brasil" também seguia pelo mesmo caminho, com um concurso – disputado por um bando de nerds, e com a interatividade do público.

Tudo bem que "Geração Brasil" foi prejudicada pelos jogos da Copa do Brasil (2014). Mas, mesmo assim, o tal concurso não era palatável ao grande público. E, com o final dele, restou pouca coisa para contar: a novela, que já não era muito atraente na fase do concurso, naufragou com o fim dele.

"Totalmente Demais" tem a seu favor uma história mais simples e menos pretensiosa que "Geração Brasil". Mais folhetinesca, a atual atração das sete dá margem a ótimos enlaces, calcada principalmente em personagens atraentes ao telespectador, de fácil identificação e simbiose. A diferença maior é que, mesmo com o concurso, "Totalmente Demais" ainda é agradável de assistir. Talvez "Geração Brasil" tenha sido um bom aprendizado afinal.

Siga no TwitterFacebookInstagram

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier