A audiência das novelas cresceu entre os jovens em 2016
A audiência das novelas cresceu consideravelmente entre os jovens brasileiros no último ano.
De acordo com dados da Kantar IBOPE Media – obtidos com exclusividade por essa coluna -, quando comparadas as informações coletadas de janeiro a maio de 2016 com o ano de 2015, foi possível notar um aumento na audiência das telenovelas em todas as faixas etárias, com destaque para pessoas de 18 a 24 anos, entre as quais houve uma alta de 12%. A mesma tendência foi verificada nas faixas de 25 a 34 anos (aumento de 4,5%) e de 35 a 49 anos (8%).
Analisando as atrações nos dois períodos, é possível compreender esse entusiasmo juvenil por nossas telenovelas através do sucesso de "Totalmente Demais", folhetim das sete da Globo, um fenômeno desse primeiro semestre de 2016 alavancado pelos mais jovens.
Outros dados da Kantar IBOPE Media mostram que, dentro do universo pesquisado pela empresa no Brasil, a audiência absoluta das novelas teve crescimento de 8,5% entre 2014 e 2015. Além de "Totalmente Demais", a boa repercussão de "Êta Mundo Bom" também colaborou para esse resultado.
Enquanto "Totalmente Demais" e "Êta Mundo Bom" bombaram o primeiro semestre de 2016, o mesmo período no ano passado não teve nenhum título expressivo. O maior resultado dentro da faixa que vai de janeiro a junho de 2015 foi a fase final da novela "Império" (que terminou em 14/03/2015).
Lembrando que outros dois sucessões de 2015 – "Verdades Secretas" e "Os Dez Mandamentos" – ficam de fora dessa análise pois só obtiveram números representativos durante o segundo semestre e o objetivo aqui foi comparar os números do primeiro semestre de 2015 com os de 2016.
A Kantar Ibope Media é a empresa líder em medição de audiência de mídia e investimento publicitário na América Latina e líder de mercado em medição de audiência de televisão.
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