Topo

“Laços de Família” exibe um dos melhores barracos da história das novelas

Nilson Xavier

02/08/2016 07h00

Regiane Alves e Giovanna Antonelli (Foto: reprodução)

Regiane Alves e Giovanna Antonelli (Foto: reprodução)

O canal por assinatura Viva exibe nessa terça-feira um dos momentos mais aguardados da novela "Laços de Família": a rancorosa Clara (Regiane Alves) arma um barraco homérico durante a festa de casamento de Camila e Edu (Carolina Dieckmann e Reynaldo Gianecchini) ao revelar que Capitu (Giovanna Antonelli) é prostituta, diante de todos, inclusive da família dela. A sequência foi originalmente exibida em novembro de 2000.

O autor, Manoel Carlos, costurou essa trama paralela de forma engenhosa e a cozinhou durante mais de cinco meses, guardando este ápice para quando a novela já era um sucesso absoluto. Não resta dúvida de que a sequência mais icônica de "Laços de Família" é Carolina Dieckmann tendo sua cabeça raspada ao som da música "Love By Grace" (que ainda não foi ao ar). Mas a revelação das atividades noturnas de Capitu, de forma tão – digamos – contundente, está entre os melhores barracos já armados pelo novelista em todos os seus trabalhos.

Para divulgar o capítulo nas redes sociais, o Viva criou a hashtag #BarracoDeFamiliaNoVIVA e um evento no Facebook: "Mega barraco no casamento de Edu e Camila" – se você quiser "comparecer", veja AQUI.

Filha única de Paschoal (Leonardo Villar) e Ema (Walderez de Barros), Capitu escondia de todos que era garota de programa. Mãe solteira de um bebê, a bela se prostituía para sustentar a família e o filho. Era uma personagem "do bem", querida pelo público, que passava uma aura de vítima das circunstâncias. Capitu foi o papel de Giovanna Antonelli que a fez alçar voos maiores – foi protagonista em sua novela seguinte, "O Clone", tonando-se a mais nova estrela global.

Poucos personagens da novela sabiam do trabalho de Capitu (uma amiga, o pai de seu filho, o agenciador e alguns clientes). Capitu apaixonou-se por Fred (Luigi Barricelli), filho de sua vizinha Helena (Vera Fischer), irmão de Camila. Ele vivia um casamento em constante crise com a temperamental e ciumenta Clara (Regiane Alves). Com a separação, Fred se aproxima de Capitu, provocando a ira da ex-mulher. Ele ficou sabendo recentemente que ela fazia programas. No capítulo de segunda-feira (01/08), Clara ouviu uma conversa e descobriu tudo.

Luigi Barricelli e Giovanna Antonelli (Foto: CEDOC/TV Globo)

Luigi Barricelli e Giovanna Antonelli (Foto: CEDOC/TV Globo)

(SPOILER, apesar de se tratar de uma reprise)

Nesta terça-feira, Clara não resiste à felicidade estampada nos olhos de Capitu e Fred. Durante a festa de casamento da cunhada, no momento em que Capitu pega o buquê da noiva, Clara a ataca, primeiro lhe arrancando e destruindo o arranjo de flores, depois verbalmente. Fora de si, sobe ao palco e, de posse do microfone, faz a grande revelação. O capítulo termina aí e o barraco continua no dia seguinte, com direto a tapas na cara.

O Viva exibe "Laços de Família" hoje às 23h30, com reprise do capítulo no dia seguinte, às 13h30.

Siga no TwitterFacebookInstagram

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier