Topo

“Só querem Apolo” diz autor de “Haja Coração” sobre os grupos de discussão

Nilson Xavier

08/09/2016 20h29

Mariana Ximenes e Malvino Salvador (Foto: Divulgação/TV Globo)

Mariana Ximenes e Malvino Salvador (Foto: Divulgação/TV Globo)

Conversei com Daniel Ortiz, autor da novela das sete da Globo, "Haja Coração". Ele tentou explicar o sucesso que sua história vem fazendo – a novela mantem a mesma média (27 pontos no Ibope da Grande SP) da anterior no horário, "Totalmente Demais", considerada um grande êxito. Ortiz também fala da participação de Cristina Pereira na trama (ela viveu Fedora em "Sassaricando" no anos 80), da volta de Teodora, das diferenças entre os públicos das redes sociais e dos grupos de discussão, do sucesso de Shirlipe (o casal Shirlei e Felipe) e de outros personagens.

Cristina Pereira

O nome da atriz foi o primeiro pensado para viver Teodora Abdala, mãe da extravagante e mimada Fedora, personagem que ela defendeu na trama original, "Sassaricando". Mas Cristina estava presa a um contrato com adaniel_ortiz Record. Grace Gianoukas foi então escalada para o papel. Com o fim de suas obrigações com a Record, Cristina ficou livre e aceitou o convite para participar de "Haja Coração", em uma personagem escrita especialmente para ela.

"A gente queria a Cristina desde o começo, para fazer a Teodora, mas ela tinha um contrato com a Record que vencia em julho, se não me engano. Insisti e criei a prima Safira. Fizemos o convite, mas ela queria conversar com a Record para saber se haveria interesse da parte deles em renovar com ela. Ouvi dizer que Cristina abriu o jogo com Fernando Rancoleta [diretor de elenco da emissora], contou do convite da novela e deixou claro que iria respeitar a Record em primeiro lugar. E ele foi compreensivo, entendeu o significado que era para ela estar em 'Haja Coração' e a liberou. A Safira fica um mês na novela. Sai quando volta Teodora. Mas, mesmo assim, voltará ainda alguns capítulos perto do final."

"Cristina está adorando! Pedi para ela ser a Fedora de 1987, trinta anos depois. Mesmo figurino, cabelo, interpretação. Como a Fedora da Tatá Werneck é completamente diferente, não vi problema da Safira ser igual à Fedora de 87. Safira vai ser louca no Leozinho (Gabriel Godoy). Então vamos ver a Safira falando: "Ai Leozinhoooooo!", como a Fedora de 'Sassaricando' falava! E ainda vamos ter um pesadelo do Aparício (Alexandre Borges) na cama com Safira e Teodora (Grace Gianoukas)."

Cristina Pereira e Tatá Werneck (Foto: Raphael Dias/Gshow)

Cristina Pereira e Tatá Werneck (Foto: Raphael Dias/Gshow)

Referências a outras novelas

Maurício Stycer escreveu sobre as referências a novelas do passado que Daniel Ortiz usa em "Haja Coração" (leia AQUI). O autor vai relembrar Tina Pepper – personagem de Regina Casé em "Cambalacho", de 1986 – através de uma situação com Safira (Cristina Pereira). Ele torce para que Regina aceite participar da novela.

"A Safira liga para a amiga Tina Pepper e vai buscar na casa dela o Livro da Salamandra para fazer um feitiço para conquistar o Leozinho. Ela vai, inclusive, dançar a música da Tina ['Você Me Incendeia', que Tina Pepper cantou no Chacrinha, em 'Cambalacho']. Ainda não sabemos se a Regina Casé vai participar ou não."

Redes Sociais x Grupos de Discussão

"O público de hoje não vai entender [as referências através de Safira], principalmente os entre 11 e 20 anos, que são fanáticos por Shirlipe (o casal Shirlei e Felipe) e reclamam de todos os personagens com mais de 40 anos! Então vamos ver como vai ser a reação. Mesmo que Cristina Pereira não faça sucesso nas redes sociais, isso não quer dizer nada, porque Twitter ou Instagram não servem de parâmetro."

"No Twitter só falam do Beto e Shirlipe. Mas no Grupo de Discussão (GR), só querem saber de Apolo (Malvino Salvador), Tancinha (Mariana Ximenes) e Fedora (Tatá Werneck). O GR pega mulheres de 23 a 55 anos, de todas as classes sociais. O Twitter tem a faixa de 11 a 20 [além das outras]. Normal eles se identificarem com a Cinderela. E Beto é mais jovem que Apolo – que é o personagem mais querido nos grupos de discussão. No começo, fiquei assustado, porque a maioria nas redes sociais não gostava de Apolo. Fui ao grupo achando que ele ia ser massacrado, mas todas falavam em Apolo e suspiravam. Não houve uma das 80 mulheres que falou mal dele! Sempre gostei do Apolo e fiquei aliviado com o resultado. Houve um ranking e ele foi o personagem mais querido de todos os grupos. O TOP 5 ficou assim: 1 Apolo, 2 Tancinha, 3 Fedora. As posições 4 e 5 variavam entre Beto, Teodora, Camila, Shirlei, Aparício, Rebeca e Giovanni. Nunca houve rejeição ao Beto (João Baldasserini). Ah, e isso do Apolo ser um sucesso com as donas de casa não implica que ele ficará com a Tancinha! O final permanece em aberto."

"O que achei mais interessante disso tudo é: o que as redes sociais gostam pode não ser exatamente o que o público tradicional de novelas gosta."

Marcos Pitombo e Sabrina Petráglia (Foto: Felipe Monteiro/Gshow)

Marcos Pitombo e Sabrina Petráglia (Foto: Felipe Monteiro/Gshow)

Shirlipe

"A surpresa da novela é a Shirlei (Sabrina Petráglia) – que forma um casal com Felipe (Marcos Pitombo). O vídeo dela beijando o príncipe foi o mais visto da Globoplay, com 1,5 milhões de acessos. Não imaginava que ia ser tudo isso. Era para ser uma história pequena, secundária. Mas com essa repercussão vai ganhar mais espaço."

Websérie com Teodora

Grace Gianoukas fez tanto sucesso em "Haja Coração" que ela está de volta. Porém, diferente de "Sassaricando" – em que a personagem (então vivida por Jandira Martini), morta, aparecia como fantasma, assombrando o marido Aparício (Paulo Autran na ocasião). A novidade agora é que Teodora está viva!

"Teodora volta mês que vem, na novela, com direito a uma websérie no Gshow: "O Que Aconteceu com Teodora". São oito episódios contando como ela sobreviveu e o que andou fazendo. Na novela, a personagem volta viva, em carne e osso. Mas sem um dedo!"

Aparício

Ortiz contou que teve que mudar a trama de Aparício Varela (Alexandre Borges), que, em "Sassaricando" (vivido por Paulo Autran), flertava com as três amigas (que eram Tônia Carrero, Eva Wilma e Irene Ravache).

"Tive que mudar a história do Aparício. O público está muito romântico, só querem saber de romance. Se ele ficasse ciscando com as três, teria rejeição."

"Haja Coração" é uma novela sob medida. Não traz nenhuma inovação e nem tem essa pretensão. O autor pesa a mão no romantismo atendendo ao anseio do atual público do horário, que espera uma comédia romântica clássica. Essa era também a receita de "Totalmente Demais". De fato, Daniel Ortiz afastou-se da original, "Sassaricando", que tinha uma outra proposta (comédia escrachada) e atendia ao público e à televisão daquele momento.

Siga no TwitterFacebookInstagram

Sobre o autor

Nilson Xavier é catarinense e mora em São Paulo. Desde pequeno, um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: em 2000 lançou o site Teledramaturgia (http://www.teledramaturgia.com.br/), cujo sucesso o levou a publicar o Almanaque da Telenovela Brasileira, em 2007.

Sobre o blog

Um espaço para análise e reflexão sobre a produção dramatúrgica em nossa TV. Seja com a seriedade que o tema exige, ou com uma pitada de humor e deboche, o que também leva à reflexão.

Blog do Nilson Xavier